Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pelo 4o ano, Curitiba se destaca entre as melhores cidades para startups

Pelo 4o ano, Curitiba se destaca entre as melhores cidades para startups

0
Publicidade

Curitiba foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a segunda melhor cidade do Brasil para startups, segundo avaliação do Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2024, divulgado recentemente. O relatório realizado pelo instituto israelense StartupBlink avaliou 1.000 cidades de 100 países do mundo, observando o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios. No caso do Brasil, São Paulo ficou com o primeiro lugar, seguido de Curitiba (2º lugar) e Rio de Janeiro (3º).

Para Marilucia Silva Pertile, co-fundadora da Start Growth, empresa com atuação focada em ajudar startups a potencializar seu crescimento e performance, cuja sede fica em Curitiba, há uma série de fatores que ajudam a explicar o favorável lugar no ranking para a cidade.

“Curitiba se destaca por seu ecossistema dinâmico, o Vale do Pinhão, que oferece um grande incentivo para a inovação. Trata-se de uma iniciativa colaborativa entre os setores público e privado, reunindo diversos atores que representam a economia criativa da cidade. Nossa atuação é ativa nesse ecossistema, sempre contando com o apoio do SEBRAE e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Esses órgãos nos fornecem a força necessária para promover encontros inovadores, impulsionando o crescimento de Curitiba e do Vale do Pinhão como um todo”, explica.

Segundo a mentora de startups, o ecossistema do Vale do Pinhão ajuda a fomentar a inovação participando ativamente dos Comitês de Governança do Vale do Pinhão, compostos pelas redes de Talentos, de Capital e Fomento, e de Ambientes de Inovação. “Especialmente depois da pandemia, esse ecossistema ganhou ainda mais força. São várias iniciativas públicas e privadas promovendo inovação e empreendedorismo”, diz ela.

De acordo com Marilucia, Curitiba também se destaca por sua infraestrutura robusta, que inclui diversos ambientes de inovação, como coworkings, aceleradoras, centros e hubs de inovação nas universidades. “Tudo isso facilita a criação de conexões e networking. A educação é um ponto forte da cidade, e as universidades atraem talentos de outras regiões,” ressalta.

A executiva também destaca que Curitiba é lar de três unicórnios: Olist, Ebanx e MadeiraMadeira, que comprovam o destaque da cidade no cenário de inovação. Além disso, Curitiba constantemente recebe prêmios que fomentam a inovação e atraem empreendedores. “A cidade já foi reconhecida como a mais inteligente do mundo, consolidando sua imagem como capital inovadora. Nós, da Start Growth, estamos envolvidos nesse ecossistema e buscamos apoiar fundadores visionários de startups em sua jornada para o próximo nível, combinando expertise, capital e experiência,” finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile