A fabricante de chips Intel e a organização One Laptop Per Child (OLPC, Um Laptop por Criança) anunciaram nesta sexta-feira (13/7) que irão desenvolver um trabalho conjunto para levar os benefícios da tecnologia para países em desenvolvimento por meio da sinergia de seus respectivos programas. Por meio do acordo, a Intel e a OLPC irão realizar colaborações envolvendo tecnologia e conteúdos educacionais. A Intel também fará parte da junta diretiva da OLPC.
A OLPC é uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é oferecer oportunidades de aprendizagem para as crianças mais pobres e isoladas do mundo, oferecendo conectividade, preços baixos e notebooks resistentes para que todas possam utilizá-los diariamente.
?A Intel se une à junta diretiva da OLPC como a líder mundial em tecnologia, ajudando a alcançar as crianças de todo o mundo. A colaboração com a Intel significa que o maior número possível de notebooks chegará às crianças?, declarou Nicholas Negroponte, fundador da One Laptop Per Child.
O CEO da Intel, Paul Otellini, por sua vez, declarou que participar da OLPC é mais um exemplo do compromisso da empresa com a educação ao longo dos últimos 20 anos e da ?nossa crença no papel da tecnologia para oferecer as oportunidades do século 21 para as crianças de todo o mundo?.
A Intel atualmente investe mais de US$ 100 milhões por ano em mais de 50 países para promover a educação, incluindo esforços por meio da Intel Foundation, e tem desenvolvido produtos para o mercado educacional. O foco na educação para os mercados emergentes faz parte do programa World Ahead, estratégia da companhia para levar a tecnologia para todas as pessoas, de todas as partes do mundo.