Debater temas como o desdobramento do Marco Civil da Internet, as promoções online, a migração do varejo offline para online. Estes são alguns dos objetivos de Leandro Soares, novo coordenador do comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Soares é diretor de marketplace do MercadoLivre e também pretende abordar questões referentes aos meios de pagamento na internet e à capacitação de micros e pequenos empreendedores na operação de suas lojas online.
“A participação do e-commerce no varejo como um todo ainda é pequena (somos 4%). O setor cresce em média 20% ano a cada ano, mas ainda há muito para avançar. É preciso discutir soluções para ampliar o acesso da população à internet, principalmente em dispositivos móveis, além de maneiras de melhorar a logística de entrega e o rastreio de produtos”, analisa.
Como consultor do comitê assume Gerson Rolim, que acumula a função de diretor de comunicação e marketing da entidade. Rolim coordenou a campanha Detonaweb 2015, ocorrida entre os dias 14 e 16 de abril. “Pretendo auxiliar ao máximo a nova coordenação para que o Comitê de Varejo Online tenha sucesso em suas empreitadas de 2015 e 2016”, afirma.
Comitê de Varejo
Exclusivo para associados da camara-e.net, o Comitê conta atualmente com os seguintes membros: B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino), CNova.com (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), eFácil, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Netshoes, Saraiva, Tok&Stok e Walmart.