IBM otimiza processo de emissão de NF na área de serviços

0

A IBM adotou uma solução de faturamento da Totvs hospedada na nuvem em sua área de Serviços, com o objetivo de aprimorar o controle das transações financeiras e conferir agilidade ao cumprimento das exigências fiscais requeridas pelo Governo.

A adoção da solução conferiu agilidade ao processo, que gerencia mais de 10 mil notas fiscais por mês. Hoje, a IBM emite automaticamente a fatura comercial, a nota fiscal eletrônica do município e a descrição do produto e as envia, por email, aos clientes em um único documento. A solução possibilitou a desativação do Print Center, local onde as notas eram impressas, eliminou o esforço manual para o cálculo dos impostos e o gasto com os Correios.

"Para aprimorar e modernizar o processo de emissão de notas fiscais, decidimos implementar uma ferramenta em cloud que centralizasse todas as informações. Na época, o projeto foi considerado arriscado pela companhia, porém, acabamos de passar pelo primeiro fechamento trimestral após a adoção da solução e o resultado foi bem melhor do que esperávamos", afirma Luciano Faustinoni, executivo de Aplicações da IBM para América Latina.

Todas as informações dos sistemas de pedido e faturamento utilizados pela IBM foram agrupadas em uma Central de Faturamento de Serviços da Totvs, por meio de uma ferramenta de integração, o Enterprise Service Business (ESB). Desta forma, o sistema unifica as informações, se conecta com as prefeituras onde a IBM possui filial para a emissão da nota fiscal de Serviços e, posteriormente, alimenta os sistemas legados da IBM com os dados da nota para as áreas de contabilidade e contas a receber e para os relatórios.

"O faturamento precisa ser feito corretamente e no prazo adequado, especialmente no início e fechamento dos meses, quando se processa um grande volume de transações. Uma emissão errada incorre em insatisfação do cliente e, se for realizada fora do prazo, pode trazer exposição fiscal. Por isso, a qualidade das informações é fundamental", informa Faustinoni.

A implementação da solução da TOTVS trouxe ainda outro benefício à IBM, que conseguiu reduzir os custos de manutenção dos sistemas internos e agilizar as atualizações fiscais. Agora, a Totvs é responsável pela atualização da ferramenta de acordo com as mudanças e novidades nas legislações fiscais dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.