Publicidade
Início Notícias Comunicações Ericsson anuncia novas soluções de IoT para operadoras

Ericsson anuncia novas soluções de IoT para operadoras

0
Publicidade

Conforme as primeiras redes da Internet das Coisas (IoT) começam a entrar em operação, a Ericsson anuncia novas ofertas de software IoT móvel e da plataforma IoT Accelerator com um conjunto completo de serviços de rede. Esses serviços permitem que as prestadoras de serviços abordem com eficiência a implantação e operação do grande número de dispositivos IoT que estão sendo introduzidos às redes LTE.

Aplicável para tecnologias Cat-M1 (também chamada de LTE-M) e IoT de banda estreita (NB-IoT), esses serviços incluem o design e a otimização de rede, implementação, operação e gerenciamento de IoT e recebem suporte da recém-expandida oferta de serviços de suporte.

Peter Laurin, vice-presidente Mundial responsável pela Área de Negócios de Serviços Gerenciados da Ericsson, afirma que “antecipamos que os dispositivos da IoT superarão os telefones celulares como a maior categoria de dispositivos conectados no início de 2018 e, de acordo com o mais recente Ericsson Mobility Report, haverá 18 bilhões de dispositivos IoT conectados em 2022. Essa grande absorção requer que o planejamento, o design, as operações e os recursos de rede sejam abordados de maneira diferente das redes de banda larga móvel tradicionais.”

A Ericsson também está introduzindo novos recursos de software IoT, como o suporte de voz sobre LTE (VoLTE) para Cat-M1. Isso permitirá que as operadoras explorem novos casos de uso, nos quais pode ser vantajoso para os dispositivos IoT oferecerem suporte a serviços de voz, criando oportunidades para expandir serviços empresariais para áreas como painéis de alarme de segurança, kits remotos de primeiros socorros, bloqueios digitais, vestuário de segurança descartável e outros tipos de aplicativos e serviços que existem por causa da IoT.

Design e otimização de rede: As redes IoT heterogêneas e os diversos casos de uso com necessidades variantes requerem uma abordagem diferente no planejamento e design da rede. Para dar suporte a essa ideia, a Ericsson está introduzindo uma avaliação de cenário, modelagem de rede, desenvolvimento de design e avaliação de desenvolvimento para grandes redes IoT.

Operação e gerenciamento de rede: Para resolver a necessidade de uma abordagem adaptada ao gerenciamento e operação das redes de operadoras, a Ericsson está introduzindo o recurso de aprendizagem automática de máquina aos seus Centros de Operações de Rede (NOCs). Essas ferramentas ajudam as operadoras a gerenciar o custo de entrega, além de terem uma abordagem proativa no gerenciamento de eventos e incidentes. Em um teste, 80% dos incidentes foram identificados apenas pela aprendizagem de máquina sem intervenção humana, e a causa raiz foi identificada corretamente em 77% dos casos.

Jamie Moss, principal analista do setor de Tecnologia do Consumidor e IoT da Ovum, comenta: “As operadoras precisam de parceiras que podem ajudá-las a introduzir novas tecnologias com suavidade e rapidez. Esse é especialmente o caso da LTE-M e NB-IoT. Como melhorias à LTE, elas parecem representar à competência principal das operadoras. Mas a LTE-M e a NB-IoT serão usadas e terão que funcionar de maneira completamente nova. A sua implantação, o controle do tráfego que elas geram e o gerenciamento dos serviços que elas proporcionam requerem serviços de rede que oferecem um amplo portfólio de habilidades. A aprendizagem de máquina e a inteligência artificial não são apenas palavras da moda, mas, sim, ferramentas vitais e incríveis que estão sendo implementadas pela Ericsson para serem usadas dentro de uma rede a fim de ajudar as operadoras a gerenciar os muitos novos dispositivos que eles precisarão atender no futuro.”

Os serviços de rede da Ericsson e o suporte da VoLTE para software da IoT em redes de rádio e centrais estão comercialmente disponíveis agora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile