Publicidade
Início Comunicações Mobile 4G dominará mais da metade das conexões móveis latino-americanas em 2022

4G dominará mais da metade das conexões móveis latino-americanas em 2022

0
Publicidade

A sobreposição do 4G frente ao seu antecessor 3G acontecerá no próximo ano, segundo a consultoria GlobalData. A virada também marcará uma aceleração da migração da tecnologia de dados móveis. Já em 2022, 65% das conexões móveis serão 4G, incentivado principalmente pela expansão da cobertura dessas redes, informa a consultoria.

De acordo com estudos feitos pela empresa, o principal país da América Latina a entregou mais espectro para o funcionamento da 2G, 3G e 4G de forma agregada foi o Brasil, e apenas supera os 600 MHz. A consultoria observa que estamos bastante distantes da quantidade de espectro radioelétrico que devem ser entregues para as operadoras.

De acordo com a GlobalData, as assinaturas móveis na América Latina chegarão a 804 milhões no ano de 2022. “O principal fator para este aumento será o crescimento de smartphones que, se considerarmos os próximos quatro anos, nossas projeções irão somar 135 milhões de novas assinaturas”, explicou Agión.

Sobre a evolução das tecnologias móveis, o especialista apontou: nossa visão é que a 5G chegará na América Latina em média em 2021, com suas primeiras ofertas comerciais nos principais países da região. As operadoras, segundo vemos, ainda estarão focadas em aumentar a área de cobertura da 4G e em monetizar seus investimentos nesta tecnologia. Por isso, apesar do fato de que muitos testes estão sendo feitos em vários países, não acreditamos que a 5G chegue antes disso.

Por fim, a consultoria calcula que a comunicação máquina-máquina (M2M) dobrará no período de previsão, ultrapassando os 70 milhões de assinaturas no ano de 2022. As principais aplicações neste período serão: gestão de frotas, cidades inteligentes e carros conectados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile