Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft diz que Governo deve regulamentar uso de reconhecimento facial

Microsoft diz que Governo deve regulamentar uso de reconhecimento facial

0
Publicidade

A Microsoft está pedindo regulamentação governamental sobre a tecnologia de reconhecimento facial, pois considera-a muito importante e potencialmente perigosa para os gigantes de TI se auto-policiarem.

Nesta sexta-feira, 13, o presidente da empresa, Brad Smith, instou os legisladores norte-americanos a formar uma comissão bipartidária e especializada que poderia estabelecer padrões e evitar abusos de reconhecimento facial, nos quais software pode ser usado para identificar uma pessoa de longe sem o seu consentimento.

“Essa tecnologia pode catalogar suas fotos, ajudar a reunir famílias ou potencialmente ser mal utilizada e abusada por empresas privadas e autoridades públicas”, disse Smith. “A única maneira de regulamentar esse amplo uso é o governo fazer isso”.

A solicitação do executivo ocorre em meio a uma torrente de críticas públicas direcionadas à Microsoft, Amazon e outros gigantes da tecnologia sobre seu desenvolvimento e distribuição da tecnologia de identificação e vigilância – inclusive de seus próprios funcionários.

No mês passado, a Microsoft enfrentou pedidos generalizados para cancelar seu contrato com o Immigration and Customs Enforcement, que usa um conjunto de ferramentas de computação em nuvem da Microsoft que também pode incluir reconhecimento facial.

Em uma carta ao presidente-executivo, Satya Nadella, funcionários da Microsoft disseram que “se recusam a ser cúmplices” e conclamaram a empresa a “colocar crianças e famílias acima dos lucros”. A empresa disse que seu trabalho com a agência é limitado a correspondência, mensagens e trabalho de escritório.

Smith escreveu em seu blog que os possíveis usos “sóbrios” do reconhecimento facial, agora amplamente utilizados na China para a vigilância do governo, deveriam abrir a tecnologia para maior escrutínio e supervisão pública. Permitir que as empresas de tecnologia estabeleçam suas próprias regras, escreveu Smith, seria “um substituto inadequado para a tomada de decisões pelo público e seus representantes”

Na opinião deles, os reguladores devem considerar se o uso de reconhecimento de faces por parte da polícia ou do governo deve exigir supervisão independente; que medidas legais poderiam impedir que a IA fosse usada para o perfil racial; e se as empresas devem ser forçadas a publicar avisos de que a tecnologia de reconhecimento facial está sendo usada em espaços públicos.

Smith também comparou a regulamentação do reconhecimento facial com as leis públicas que exigem cintos de segurança e air bags em carros, dizendo que as regras podem ser tão importantes quanto as leis que regem a segurança aérea, alimentos e remédios. “Um mundo com regulamentação vigorosa de produtos que são úteis, mas potencialmente preocupantes, é melhor que um mundo desprovido de padrões legais”, disse.

A União Americana das Liberdades Civis disse que a manifestação do executivo da Microsoft deve servir como um alerta para o Congresso, a quem eles pediram para “tomar medidas imediatas para frear essa tecnologia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile