Multi-Cloud e Analytics: motor de crescimento do negócio digital

0

O ambiente Multi-Cloud veio para ficar. Segundo a pesquisa State of Application Delivery, da F5 Networks, feita com 3460 CISOs e CIOs, 80% das empresas já estão, em alguma medida, adotando o modelo Multi-Cloud. O quadro se completa com o relatório Gartner Predicts 2018: The Cloud Platform Becomes the Expedited Path to Value. Segundo os analistas do Gartner, até 2022, 95% das aplicações migradas para a nuvem pública continuarão nesse modelo, sem a possibilidade de voltar ao modelo on-premises. E, até 2020, 60% de todos os novos projetos de aplicações Multi-Cloud incluirão o uso de IA e/ou serviços de Analytics. Para essas previsões se realizarem plenamente, é fundamental que o gestor de TI e o gestor de negócios compreendam como utilizar o melhor de cada ambiente (nuvem privada, nuvem pública, nuvem híbrida) observando a melhor relação custo/benefício.  A transformação digital demanda mais capacidade, mais segurança, mais escalabilidade e a Multi-Cloud é o ambiente que atende a essa demanda.

Daqui até o fim desta década, as atividades que criam valor econômico ocorrerão cada vez mais por meio de ecossistemas de negócios altamente colaborativos e entrelaçados – relacionamentos críticos mantidos com empresas ou organizações que vão além da corporação usuária de TI. Isso é denominado economia baseada em ecossistema, e o modelo Multi-Cloud é parte disso.

Agora, as empresas que consomem recursos da nuvem têm acesso a mais capacidades do que nunca. O resultado dessa conquista, porém, é uma maior complexidade.

Ter visibilidade sobre recursos, custos e resultados Multi-Cloud é uma grande preocupação.

Muitas empresas se habituaram a pensar na nuvem como uma caixa preta monolítica, oculta sob uma capa de invisibilidade. Segundo o relatório Trends in Cloud Security: Cloud & Compliance Compatible? de 2017 da Ponemon Research, somente um quarto (25%) dos profissionais de TI e segurança de TI revelaram estar muito confiantes de que conhecem todos os serviços de nuvem que sua empresa está utilizando. A realidade é que a nuvem cria desafios como saber onde os seus dados residem e o que ou quem tem acesso a eles.

O avanço para um ecossistema híbrido/Multi-Cloud com visibilidade e controle, portanto, passa pela adoção de algumas atitudes. Continuar usando soluções de Gerenciamento e Monitoramento é algo essencial para se atingir essa meta.

A real luz a ser lançada sobre esse ambiente, porém, vem do uso de ferramentas de Analytics. É graças aos Analytics que os gestores de TIC terão em mãos os instrumentos necessários para consolidar, gerenciar e beneficiar-se dos serviços Multi-Cloud. Aqui, o ponto chave é alinhar os dados analíticos do Multi-Cloud às métricas do negócio.

Um dos frutos do uso de Analytics é a criação de Dashboards que propiciam visibilidade sobre a nuvem e sobre os negócios.

O coração do negócio digital é a aplicação e, no ambiente Multi-Nuvem, a aplicação ganha elasticidade e disponibilidade. O Dashboard construído de forma a alinhar dados da nuvem com a lógica de negócios da corporação usuária dá ao gestor de TI e ao gestor de negócios uma velocidade de decisão e implementação de mudanças alinhada com a economia digital. Isso acontece porque o Dashboard vai além da visualização instantânea da saúde e do desempenho da aplicação. A partir de regras de negócios que contemplem, por exemplo, a qualidade da UX (experiência de usuário) de um consumidor num portal de e-Commerce, a plataforma Analytics indica, de forma automática, a necessidade de realizar alterações no uso dos recursos Multi-Cloud.

O modelo Multi-Cloud é uma realidade complexa, em que a aplicação missão crítica passa a estar presente não só no data center da empresa mas, também, no provedor de nuvem A, B e C. Acima de tudo, a elasticidade do modelo faz com que, a partir da lógica de negócios e do uso otimizado (custo/benefício) da infraestrutura de TIC, a aplicação se mova de um site na nuvem (privada, pública, híbrida) para outro.

Essa fluidez é uma marca do mundo Multi-Cloud que, para ser bem explorada, exige a combinação de tecnologias mais tradicionais como Gerenciamento e Monitoração com a visão de Analytics. O gestor passa a saber instantaneamente qual o horário de maior acesso ao sistema, quais são os dispositivos de acesso mais usados pelos usuários/consumidores, qual a velocidade de entrega de aplicações aos usuários, se o acesso foi realizado via aplicativo, via navegador, a partir de qual continente, qual pais, qual estado, qual cidade, com o uso de que tipo de dispositivo, em qual horário.

Essa miríade de informações críticas e que trazem visibilidade ao ambiente Multi-Cloud dão um salto de qualidade quando entram em cena plataformas de Analytics. Da imensa complexidade de dados – a fase de Gerenciamento e Monitoração – chega-se, a partir de soluções Data Lake/Analytics, à resposta simples, impactante e que indica o próximo passo a ser dado na TI e nos negócios.

Hilmar Becker, country manager da F5 Networks Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.