ATENTO conquista selo ISO de gestão da inovação

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A Atento acaba de conquistar o certificado ISO 56002. De maneira geral, a ISO 56002 é uma norma técnica que tem o propósito de padronizar métodos, terminologias, possíveis interações e ferramentas produtivas entre os envolvidos na gestão da inovação. No mundo, estima-se que aproximadamente 100 empresas tenham sido certificadas com este ISO de gestão de inovação, entre elas a AirBus e a Total Petroquímica.

Para conquistar a certificação, a Atento passou por um processo de avaliação que levantou as iniciativas que a companhia já tinha na área de inovação e as que ainda seriam necessárias para atender as diretrizes da norma, comprovando um sistema eficiente de gestão de inovação.

O processo de implementação contou com o apoio da PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56002 no Brasil, e com os esforços dos colaboradores da Atento. No total, foram cinco meses para que a empresa estivesse pronta para a auditoria de certificação, que foi realizada pela QMS, certificadora internacional de origem australiana.

Durante o processo, a empresa analisou as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa. O maior benefício foi o alinhamento entre os níveis operacionais, táticos e estratégico por meio de uma plataforma digital, fazendo com que todos trabalhem de forma sincronizada em torno do propósito da empresa, que é ser pioneira no desenvolvimento e implantação de projetos de customer experience.

A ISO 56002 começou a ser elaborada em 2008, em meio à crise no sistema bancário. Durante 11 anos, especialistas de todo o mundo trabalharam na busca pelas melhores práticas em inovação em seus países, a fim de se chegar a um consenso. Baseada em oito princípios – abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa – o objetivo da norma é garantir que as empresas inovem de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor.

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