ATENTO conquista selo ISO de gestão da inovação

0

A Atento acaba de conquistar o certificado ISO 56002. De maneira geral, a ISO 56002 é uma norma técnica que tem o propósito de padronizar métodos, terminologias, possíveis interações e ferramentas produtivas entre os envolvidos na gestão da inovação. No mundo, estima-se que aproximadamente 100 empresas tenham sido certificadas com este ISO de gestão de inovação, entre elas a AirBus e a Total Petroquímica.

Para conquistar a certificação, a Atento passou por um processo de avaliação que levantou as iniciativas que a companhia já tinha na área de inovação e as que ainda seriam necessárias para atender as diretrizes da norma, comprovando um sistema eficiente de gestão de inovação.

O processo de implementação contou com o apoio da PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56002 no Brasil, e com os esforços dos colaboradores da Atento. No total, foram cinco meses para que a empresa estivesse pronta para a auditoria de certificação, que foi realizada pela QMS, certificadora internacional de origem australiana.

Durante o processo, a empresa analisou as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa. O maior benefício foi o alinhamento entre os níveis operacionais, táticos e estratégico por meio de uma plataforma digital, fazendo com que todos trabalhem de forma sincronizada em torno do propósito da empresa, que é ser pioneira no desenvolvimento e implantação de projetos de customer experience.

A ISO 56002 começou a ser elaborada em 2008, em meio à crise no sistema bancário. Durante 11 anos, especialistas de todo o mundo trabalharam na busca pelas melhores práticas em inovação em seus países, a fim de se chegar a um consenso. Baseada em oito princípios – abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa – o objetivo da norma é garantir que as empresas inovem de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.