Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial IBM capacita pesquisadores da EMBRAPII em inteligência artificial

IBM capacita pesquisadores da EMBRAPII em inteligência artificial

0
Publicidade

Cento e cinco pesquisadores e professores que atuam nas Unidades EMBRAPII que compõem a Rede MCTI/ EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial e a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital participam da primeira turma do Curso de Capacitação de Instrutores em Inteligência Artificial da IBM Skills Academy. As Unidades EMBRAPII são centros de pesquisa altamente qualificados credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para desenvolverem projetos de inovação com a indústria.

A capacitação faz parte do programa “Trilha para o Futuro”, uma parceria da EMBRAPII e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), cujo objetivo é fortalecer as competências técnicas dos pesquisadores e preparar alunos, do curso técnico à pós-graduação das Unidades EMBRAPII, para atuar em projetos de inovação em IA da indústria nacional.

Somadas, as Redes de Inovação em IA e em Transformação Digital contam com 26 Unidades EMBRAPII e cerca de 3 mil profissionais dedicados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nos respectivos temas. No entanto, a formação de recursos humanos ainda é um dos principais gargalos para o desenvolvimento de projetos de inovação disruptivos nas áreas.

Para o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, Igor Nazareth, a parceria com IBM Brasil tem um potencial gigantesco para ampliar o conhecimento e capacitar novas gerações de talentos profissionais. “Encontrar profissionais capacitados em Ciência de Dados e realizar projetos de inteligência artificial é um desafio quando se planeja implementar tecnologias de fronteira na indústria. Para acompanhar o ritmo de mudanças na área, é preciso investimentos constantes na formação de recursos humanos”, destaca.

Aos participantes do curso que acontece neste mês de julho, será apresentada a metodologia, visão geral do conteúdo e como utilizá-lo no formato de ensino híbrido. As treze sessões previstas no programa contemplam áreas como nuvem, Inteligência Artificial, computação quântica e segurança cibernética.

O curso é baseado na metodologia “Train the Trainer” (T3), na qual especialistas da IBM capacitam professores que irão treinar os alunos das Unidades EMBRAPII às quais estão vinculados, maximizando seu impacto. A expectativa é capacitar 10 mil pesquisadores brasileiros em tecnologias emergentes nos próximos 5 anos. A plataforma digital do IBM Skills Academy fornece acesso a laboratórios, aulas, questionários e exame final, bem como casos de uso de indústria com foco na resolução de problemas reais de negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile