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Plataforma de virtualização Denodo facilita gestão de dados em múltiplas nuvens

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Para empresas que trabalham com grandes números de clientes e diferentes bases de dados, quer elas estejam em múltiplas plataformas em nuvem ou mesmo on premisses, é um desafio para as áreas de tecnologia disponibilizar os dados a serem consumidos, de forma integrada. segura e com performance, para atender os usuários das diferentes aplicações.

Entendendo esse contexto, a Denodo – empresa que nasceu encubada em uma universidade espanhola e em 2006 mudou-se o Vale do Silício, nos Estados Unidos –  criou uma plataforma de virtualização de dados – já está em sua nona versão – que permite a orquestração de várias nuvens, independente da infraestrutura onde ela esteja hospedada.

“Em outras palavras, quando o ecossistema de dados é virtualizado, a infraestrutura existente é mantida, aproveitando-se todo o potencial tecnológico ou econômico que cada nuvem oferece. Isso é feito sem penalizar o usuário final, que, sem a virtualização, seria obrigado a ficar pulando de nuvem em nuvem em busca do dado desejado. Outro benefício reside no fato de o usuário poder acessar qualquer dado mantendo o seu aplicativo de preferência, enxergando os dashboards com os quais está mais acostumado. Com isso, pode facilmente ter insights que o cruzamento de dados traz, criar produtos e serviços inovadores, ao mesmo tempo em que atende o cliente final pelo nome, garantindo uma visão 360 das suas necessidades e das oportunidades que ele representa”, explica Marco Wenna, diretor de Vendas da Denodo no Brasil.

A tecnologia garante que todas as regras de acesso, de segurança e de compliance possam ser colocadas na plataforma da Denodo uma única vez. E sempre que alguém acessar qualquer dado por meio dela, esses dados – venham de onde vierem – já chegarão tratados por essa camada de regras, criptografados, garantindo segurança de acesso e conformidade, inclusive atendendo as regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo.

Além disso confere mais performance para as aplicações, pois não é necessário mover os dados para consumi-los, um benefício para grandes empresas ou multinacionais, por exemplo, que por determinação legal, não podem hospedar banco de dados fora do país.

Clientes

Um exemplo da agilidade da Denodo foi o motivo da loja de eletroeletrônicos norte-americana Best Buy, que ao vender um aparelho celular conseguiu habilitar em tempo recorde planos de uso das diferentes operadoras, a fim de que o cliente já saísse da loja conectado. Para que isso acontecesse, a Best Buy integrou mais de 37 sistemas em um único dashboard, uma interface única que evita retrabalho, erros de digitação, trazendo uma visão única que permitiu ao varejista aumentar sua rentabilidade nas vendas up sell e cross sell.

A operadora de telecomunicações Vodafone selecionou a plataforma de virtualização de dados da Denodo para construir uma visão única do cliente. Ela oferece soluções globais para telefonia fixa, dados, Internet, segurança, serviços digitais, data center, CRM, etc. para mais de 323 milhões de clientes em 31 países e com acordos de colaboração de parceria em outros 40, cobrindo os 5 continentes.

Com isso reduziu o tempo de resposta do serviço em 66% e possibilitou a visualização de todos os dados do cliente numa única interface, minimizando a replicação. Os serviços de dados reutilizáveis permitiram a publicação dos dados em vários aplicativos dos clientes sem reescrever o código para cada processo, reduzindo assim custos de desenvolvimento e manutenção. A entrega de dados em tempo real (ou na hora certa) permitiu que os agentes tivesses melhor assertividade no atendimento.

Operação local

Wenna ressalta que a plataforma da Denodo pode ser adotada por empresas de todas as áreas de atividades. Além disso, atende uma demanda em alta, que é o crescimento das atividades de merger & aquisition, onde os dados das diferentes empresas podem ser integrados em pouco tempo, permitindo aos controladores uma visão única do negócio.

Em pouco tempo no Brasil, ela já conta com 4 grandes clientes e espera totalizar dez até o final do ano. Conta atividade pré-vendas e consultoria local e seu suporte técnico global de chamados atende as 24 horas do dia, no esquema “folow the sun”.

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