Publicidade
Início Gestão Cloud Apesar dos avanços que cloud gera aos negócios, segurança ainda é desafio

Apesar dos avanços que cloud gera aos negócios, segurança ainda é desafio

0
Publicidade

A adoção da nuvem segue em crescimento, tanto que 39% das empresas já executam mais da metade de suas cargas de trabalho em ambientes de cloud – um aumento de 6% com relação ao ano passado – e outras 58% planejam chegar a este nível nos próximos 12 a 18 meses.

A conclusão é do Relatório de Segurança na Nuvem de 2022, divulgado pela Fortinet e pela comunidade on-line Cybersecurity Insiders, baseado em uma pesquisa global realizada em março deste ano com 823 profissionais de segurança cibernética de organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação.

De acordo com o estudo, entre os benefícios atingidos pelas empresas com a migração à nuvem estão o tempo de chegada mais rápido ao mercado (51%), maior capacidade de resposta às necessidades dos clientes (50%) e redução de custos (39%).

Além disso, os entrevistados confirmam que a nuvem está cumprindo a promessa de capacidade e escalabilidade flexíveis (53%), mais agilidade (50%) e melhor disponibilidade e continuidade dos negócios (45%). Os serviços e cargas de trabalho mais implantados na nuvem são os de segurança (58%), seguidos por computação (56%), armazenamento (55%) e virtualização (53%).

Por outro lado, os principais imprevistos que retardam ou impedem a adoção da nuvem são a falta de visibilidade (para 49% dos entrevistados), o alto custo (43%), a falta de controle (42%) e a falta de segurança (22%). A pesquisa também revela que os maiores desafios que as organizações enfrentam não estão necessariamente ligados à tecnologia, mas sim a pessoas e processos. A falta de pessoal qualificado é o maior obstáculo para uma adoção mais rápida de acordo com 40% dos respondentes (contra 37% no ano passado), seguida por conformidade legal e regulatória (33%) e por questões de segurança de dados (31%).

“A nuvem já provou ser uma importante viabilizadora de negócios de todos tamanhos e seguimentos, mas continua a ser um desafio para as empresas em diversos aspectos. Abordar tópicos como o da segurança e do gerenciamento é fundamental para acelerar o processo de adoção da nuvem e alavancar os negócios, assim como investir no aprimoramento de profissionais para esse segmento pode ser um divisor de águas na busca pelos benefícios que a nuvem pode trazer”, diz Rafael Venancio, diretor de Negócios em Nuvem da Fortinet para Brasil e América Latina.

Atualmente, 76% das organizações usam dois ou mais provedores de nuvem. AWS e Microsoft Azure lideram a lista empatadas, embora Google e Oracle estejam aumentando rapidamente seus investimentos e participação de mercado.

O Relatório de Segurança na Nuvem deste ano tem como pano de fundo ataques de ransomware cada vez mais ousados e caros e a divulgação de uma vulnerabilidade grave de dia zero na popular ferramenta de registro Apache Log4j, usada em muitas aplicações corporativas e plataformas de nuvem. Não é de surpreender que 95% das organizações estejam preocupadas com a segurança.

E quais seriam as ameaças de segurança na nuvem que mais preocupam as empresas? De acordo com a pesquisa, a configuração incorreta da plataforma de nuvem continua sendo o maior risco de segurança (62%), seguido por interfaces/APIs inseguras (52%, acima dos 49% no ano passado), exfiltração de dados confidenciais (51%) e acesso não autorizado (50%).

O relatório também revela que, com o objetivo de integrar serviços variados, fornecer escalabilidade ou garantir a continuidade dos negócios, 39% das organizações estão optando por uma abordagem de implantação de nuvem híbrida – 3% a mais que no ano passado – ou de multicloud (33%).

Dessa forma, não surpreende que elas estejam enfrentando desafios crescentes de complexidade e segurança. A falta de habilidades em segurança é o principal deles (61%, contra 57% no ano passado), seguido de proteção de dados (53%), compreensão de como diferentes soluções se encaixam (51%) e perda de visibilidade e controle (47%). Por essa razão, 78% dos entrevistados consideram muito ou extremamente útil ter uma única plataforma de segurança na nuvem para proteger os dados de forma consistente e abrangente em toda a sua área de cobertura.

“Nunca é demais reforçar que a segurança da nuvem é uma responsabilidade compartilhada entre empresa e provedor e que, para conquistar os objetivos da migração à nuvem, a segurança é essencial. E é exatamente por proporcionar uma segurança mais eficiente e a redução na complexidade que a grande tendência do mercado está em uma plataforma de cybersecurity mesh, como é o Fortinet Security Fabric, que reúne gerenciamento, visibilidade e automação, reduzindo drasticamente o tempo de resposta a ameaças e o impacto que as lacunas de recursos podem causar”, diz Venancio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile