Brasscom apresenta propostas de currículos para o Ensino Superior em Tecnologia

0

Em 2019, quando realizou o primeiro estudo de Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, a Brasscom identificou a obsolescência curricular no que tem sido ensinado nos cursos da área. Para enfrentar o problema, a entidade desenvolveu currículos de referência para o Ensino Superior que, agora, são disponibilizados de forma pública.

Ao todo, dez currículos já estão lançados – orientando as instituições de ensino quanto às atualizações necessárias para que a parte técnica dos cursos seja ensinada de acordo com a demanda das empresas do setor. Nove currículos são de referência para os cursos superiores em grau tecnólogo, e um para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

"A Brasscom analisou o Ensino Superior em Tecnologia e um dos achados foi a necessidade de elevação da qualidade dos cursos", justifica Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da entidade. "Isso permitiria elevar também a aderência dos estudantes, evitando a evasão e, consequentemente, ampliando a oferta de profissionais", acrescenta.

"A partir da análise dos currículos, foi possível comparar o que é ensinado em sala de aula com aquilo que de fato as empresas precisam tecnicamente", explica a diretora executiva da Brasscom, Mariana Rolim, ressaltando que, "em diversos cursos, ficou claro que não houve atualização das grades, ainda que a tecnologia tenha avançado de forma significativa nos últimos anos".

Em Tecnologia da Informação, são propostos currículos para Big Data e Introdução à Ciência de Dados; Inteligência Artificial; Nuvem; e Segurança da Informação. Para Tecnologia da Comunicação, há currículos de Defesa Cibernética; Internet das Coisas; e Roteamento e Gerenciamento de Redes. Sistema de Serviço Móvel e Sistemas de Transmissão são os dois currículos na área de Telecom.

As propostas foram construídas em parceria com a CESAR School, o braço educacional do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um dos principais centros de pesquisa e inovação no país, que foi contratado pela Brasscom para conjuntamente desenvolver os currículos de referência.

"O objetivo desses referenciais é nortear a atualização dos currículos dos cursos superiores, à luz das necessidades contemporâneas do Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação", pontua Felipe Furtado, diretor executivo da CESAR School.

"Através de interlocuções com o poder público e instituições de ensino, atuaremos pela ampla adoção das mudanças propostas, que deverão ser atualizadas constantemente", conclui Mariana Rolim.

Em breve, a Brasscom lançará também Itinerários Formativos de Tecnologia voltados ao Ensino Médio. Com eles, o propósito é estimular o interesse e o engajamento dos jovens na formação introdutória na área de TIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.