Publicidade
Início Blogueria Pessoas, tecnologias e processos: os fatores da transformação digital

Pessoas, tecnologias e processos: os fatores da transformação digital

0
Publicidade

Transformação digital é como utilizamos a tecnologia para entregar melhor experiência, melhor custo, melhor eficiência. O segredo do seu sucesso reside no planejamento e organização desta transição. Os diferentes setores precisam ser treinados a pensar com objetivos claros e isso passa por um alicerce construído ao longo do tempo. E é aí que é preciso se atentar à necessidade da implementação e manutenção constante da cultura interna voltada à inovação. O respeito ao fator humano, à diversidade e à multidisciplinariedade é fundamental e preponderante. Somado à tecnologia e aos processos, temos uma junção vencedora.   

Estudo global da Pegasystems/Savanta com mais de 4 mil colaboradores em diferentes países, inclusive o Brasil, aponta que 42% dos entrevistados entendem que a transformação digital tornou seus trabalhos mais complexos. Por vezes, a rapidez das mudanças é maior que a capacidade de adaptação e acompanhamento. Uma das formas de evitar esta complexidade é a quebra dos chamados “silos tecnológicos”, com a adoção de sistemas que integrem as tecnologias.  

Indústria 4.0 e transformação digital  

Muito se fala sobre a “quarta revolução” da indústria 4.0. Se engana quem pensa que se trata, desta vez, só de tecnologia. A questão é que não se faz transformação digital apenas com base na digitalização e na automatização. Em si, a transformação digital é o processo, uma mentalidade digital que a empresa implementa (mindset). Não importa qual produto ou serviço, ele pode ser o mais analógico possível. O que interessa é que os processos utilizados na sua produção e/ou na comercialização obedeçam à lógica do mundo digital, que são das mudanças rápidas, respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade.  

Foco no cliente  

Não necessariamente inovações disruptivas, melhorias podem ser muito significativas quando elas atendem às necessidades dos clientes. O que importa é a aplicabilidade que traz valor dentro de determinado ambiente.  

Tendo como objetivo utilizar a tecnologia a serviço das empresas/ pessoas, as molas propulsoras da transformação digital são a tecnologia em escala e a necessidade atual de comunicação instantânea para a solução de problemas. Existe até um conceito, VUCA, que é uma sigla em inglês formada pela primeira letra das palavras volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade), como forma de descrever a atualidade.   

Todo o contexto global tem levado os gestores a transformar as empresas, para que estas se mantenham ágeis e competitivas. Com o surgimento de novos serviços que utilizam metodologias ágeis e novas tecnologias, as organizações os têm incorporado com a finalidade de atender às necessidades de seus clientes. Por intermédio de novas soluções, é possível atenuar ou resolver problemas tradicionais com mais praticidade e eficiência.   

Gustavo Saraiva, CTO da Luft Logistics. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile