Com o objetivo de ampliar e fortalecer o programa de incubadoras de empresas do estado de São Paulo, o Sebrae-SP lançou nesta segunda-feira (13/8) a primeira chamada para o edital de seleção de projetos de incubadoras.
O edital abre a possibilidade para instituições, universidades, parques e institutos tecnológicos, associações comerciais, federações, prefeituras, entre outros, a encaminhar ao Sebrae-SP projetos de desenvolvimento de novas incubadoras de empresas ou de manutenção das atuais. As instituições que tiverem suas propostas aceitas serão responsáveis pela aplicação dos recursos e gestão da incubadora, em parceria com a entidade.
Os recursos destinados nessa primeira chamada serão de R$ 12 milhões, variáveis de acordo com o número de empresas e projetos apoiados. Os convênios firmados valerão de 1º de novembro deste ano a 31 de dezembro de 2008.
Segundo Paulo Arruda, diretor técnico do Sebrae-SP, ?o edital representa uma democratização no processo, pois dá a todos os parceiros a oportunidade de apresentarem seus projetos e direciona corretamente os recursos às micro e pequenas empresas, que receberão os incentivos às capacitações, acesso à tecnologia, inovação e todos os demais benefícios das incubadoras?.
O programa de incubadoras de empresas visa proporcionar um ambiente adequado para a criação de novos negócios. Os projetos empresarias selecionados para compor as incubadoras recebem apoio de infra-estrutura, gerencial, tecnológico e de acesso a mercados. Esses novos negócios têm, em média, dois anos para se converterem em uma empresa apta a atuar no mercado.
O apoio do Sebrae-SP às incubadoras de empresas começou em 1994. Hoje o programa apóia 79 incubadoras, com o total de 900 empresas incubadas, com geração de três mil postos de trabalho. O programa já proporcionou o ingresso no mercado de mais de 600 novas empresas.
O credenciamento poderá ser feito de 14 de agosto a 20 de setembro de 2007. Todas as informações relativas ao processo de credenciamento e edital estão disponíveis para download no site do Sebrae-SP (www.sebraesp.com.br). Para a seleção dos projetos serão observados critérios obrigatórios e classificatórios, descritos no edital.