Controle de conteúdo: uma nova área da TI

0

Por curiosidade, pedi a um amigo que mora em Nova York que me enviasse o print screen da tela de uma pesquisa no Google sobre um assunto específico. O que constatei é que o resultado foi totalmente diferente do que tive com a mesma busca na minha máquina, em São Paulo. Isso quer dizer que, dependendo dos hábitos, interesses, região etc., o Google seleciona o que é relevante ou o que merece destaque nos resultados.

Outro amigo, estudioso da teologia, comentou comigo que ele utilizava o Facebook para ter informações sobre assuntos referentes à área e que, de uma hora para outra, várias pessoas de sua comunidade desapareceram. Com uma observação mais profunda, ele percebeu que os contatos que sumiram eram os das pessoas mais conservadoras. O que aconteceu é que o Facebook monitora quais links são constantemente clicados e, como os assuntos pelos quais ele tinha mais interesse não eram os mesmos dos conservadores, o seu usuário ficou bloqueado para aqueles membros.

Essa "personalização de conteúdo" não é realizada somente no Google e Facebook. Ela está espalhada em toda a nossa rede e já foi incorporada pelas empresas para os ambientes de trabalho. Isso quer dizer que, cada vez mais, as corporações devem customizar, controlar e monitorar o acesso a conteúdos, de acordo com as características individuais dos seus colaboradores.

Nesse contexto, encontram-se os fabricantes de tecnologia, que, além de terem uma imensa oferta de soluções e serviços gerenciados na nuvem, também englobam todo o portfólio necessário para desenvolver a infraestrutura de TI do cliente. Isso possibilita ao mundo corporativo que o gerenciamento de conteúdo ocorra conforme a necessidade de cada área de negócio, podendo distribuir exatamente o ferramental e o conteúdo necessários para cada recurso e, dessa forma, aumentar a produtividade de toda a empresa.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já há a tendência de criação de uma nova área dentro da estrutura de TI, que passa a ser responsável por monitorar processos e dados de todos os setores do negócio. O objetivo é utilizar essas informações para, de forma estratégica, definir um planejamento financeiro, tático e operacional de cada colaborador. Essa iniciativa recebe o nome de Data Analysis Area e tem a missão de orientar e influenciar corretamente o direcionamento do budget da área de TI.

Sendo assim, as companhias precisarão de um suporte de tecnologia de ponta e de atendimento especializado e experiente para conduzir essa nova dinâmica que surge. O volume de dados, redes e acesso está cada vez mais frequente, amplo e presente em nosso cotidiano. Cabe às empresas exercer um controle assertivo para promover melhores resultados individuais e o consequente avanço dos negócios como um todo.

*Renato Hombo é gerente de solution center da Divisão de Plataformas da Sonda IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.