Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft é processada por omitir situação de vendas do tablet Surface

Microsoft é processada por omitir situação de vendas do tablet Surface

0
Publicidade

A Microsoft está sendo processada por emitir “declarações materialmente falsas e enganosas” acerca do desempenho financeiro da companhia e do seu tablet Surface RT. A ação judicial coletiva foi movida pelo escritório de advocacia Robbins Geller Rudman & Dowd LLP, representante de investidores que adquiriram ações da fabricante entre abril e julho deste ano.

Segundo o comunicado, o processo foi protocolado no Tribunal Distrital de Massachusetts, nos Estados Unidos, e alega que a companhia e alguns de seus diretores violaram a lei de 1934 da Securities and Exchange Commission (SEC) ao não divulgar que o Surface estava com fraca demanda, vendendo pouco, e que o inventário do tablet teve um declínio material em valor durante o terceiro trimestre fiscal, encerrado em março.

A ação acusa ainda a empresa de divulgar um informe de resultados do terceiro trimestre fiscal “materialmente falso e enganoso”, violando, assim, os princípios contábeis geralmente aceitos e a própria política da empresa de divulgar publicamente a contabilização de estoques. O texto ressalta que a Microsoft não informou em seu balanço do terceiro trimestre fiscal as tendências e perspectivas quanto à situação das vendas do Surface RT, que afetariam os futuros resultados operacionais da companhia, além de não ter uma base razoável para emitir declarações positivas sobre o tablet, durante o período.

Apesar de se referir ao terceiro trimestre fiscal da companhia, o processo foi movido quase um mês depois de a fabricante divulgar os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano fiscal de 2013, encerrados em 30 de junho. Mesmo conseguindo reverter prejuízo registrado no mesmo período do exercício fiscal anterior, a empresa registrou forte queda nas vendas de PCs, além de perder US$ 900 milhões no lucro por conta da fraca demanda pelo Surface, que ficou com encalhe em estoque. Isso fez com que as ações ordinárias da Microsoft sofressem a maior queda em quatro anos, de aproximadamente 11,4%.

Os requerentes do processo buscam, agora, recuperar os danos em nome dos compradores de ações da empresa, diz o comunicado emitido pelos advogados do caso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile