Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CPI dos Crimes Cibernéticos vai receber denúncias da população

CPI dos Crimes Cibernéticos vai receber denúncias da população

0
Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos terá canal direto com a população para receber denúncias. O colegiado fez a primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira, 13, e definiu sub-relatorias e o roteiro das investigações.

O fato específico que levou à criação da CPI foi a Operação IB2K, da Polícia Federal, que desarticulou, no ano passado, uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 bilhões de correntistas de vários bancos.

Por sugestão da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a presidente da CPI, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), já iniciou os contatos para que a comissão tenha um canal direto com a população, por meio de telefone e do portal de interação da Câmara, para receber novas denúncias de crimes cibernéticos a serem investigados.

“Procuramos já saber como fazer para construir um link, dentro do site e-Democracia da Câmara. E acho interessantíssimo até mesmo ter o 0800. É uma forma de conseguir trazer os problemas reais que hoje são sentidos e chegar a esses crimes, como pedofilia e racismo, que acontecem na vida real e hoje estão muito mais presentes dentro das redes”, disse a presidente da CPI.

Roteiro de trabalho

O relator da comissão, deputado Esperidião Amin (PP-SC), apresentou o roteiro de trabalho que inclui audiências públicas com especialistas, estudos da legislação internacional e diligências para a apuração das denúncias.

Logo na primeira reunião da CPI, houve intenso debate sobre a abrangência da investigação: se sobre crimes típicos do ambiente de internet ou sobre qualquer espécie de crime cometido por meio da internet. Porém, o relator não quis fazer nenhuma limitação preliminar.

“É obrigatório que nós levantemos o que existe aqui e procuremos ter notícia do que existe no mundo. É isso que vai nos dar o contexto em que vamos selecionar o que será efetivamente capitulável e tipificável como crime cibernético, porque há um princípio que não poderemos revogar aqui: se não houver uma lei anterior que estabeleça que aquilo é crime, não é crime. E falando de comunicação pela internet, nós temos tudo diante de nós”, disse Amin.

Violação de direitos

A CPI terá quatro sub-relatorias. Uma das mais complexas é a que vai tratar de violações a direitos fundamentais. Essa sub-relatoria, a cargo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), investigará casos como a criação de perfis falsos ou satíricos com o objetivo de subtração de dados; crimes contra a honra, inclusive injúrias raciais, racismo e agressões a homossexuais; estelionatos e extorsões via internet; e incitação ao ódio, entre outros.

“Vai caber a essa CPI investigar e buscar punição em alguns casos. Nós já tivemos casos públicos, inclusive alguns que terminaram em morte e suicídio, após vídeos vazados de relações sexuais de menores e jovens. É muito fácil fazer a definição do que é crime cibernético: é tudo aquilo que é crime no Código Penal brasileiro e está acontecendo também no mundo virtual”, disse Daniel Coelho.

As outras sub-relatorias vão tratar de publicidade e comércio virtuais, com foco nas instituições financeiras; pedofilia e outros crimes contra criança e adolescente; e segurança cibernética. Os sub-relatores serão, respectivamente, os deputados Sandro Alex (PPS-PR), Rafael Motta (Pros-RN) e Rodrigo Martins (PSB-PI).

Sugestões

Durante a reunião desta quinta, os deputados sugeriram uma série linhas de investigação, a fim de incluir casos de violação de propriedade industrial, propagação de vírus e disseminação de cenas de violência e linchamentos, entre outros.

Para o deputado Odorico Monteiro (PT-CE), depois do marco civil da internet, “a CPI é o passo mais importante para se eliminar os vazios por onde os crimes se instalam na internet”. O deputado João Arruda (PMDB-PR) deixou claro que “não é a internet que será investigada, mas quem comete crimes por meio dela”.

A CPI dos Crimes Cibernéticos volta a se reunir na próxima terça-feira, 18, para a votação dos primeiros requerimentos de audiência pública e diligências. As informações são da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile