Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Europa prorroga prazo para que Google responda às acusações de infração da...

Europa prorroga prazo para que Google responda às acusações de infração da lei antitruste

0
Publicidade

A União Europeia estendeu o prazo para que o Google responda às acusações de que manipula resultados de buscas para favorecer seus próprios serviços, como o Google Shopping ou Google Flight, em detrimento dos consumidores, informam a empresa e a Comissão Europeia nesta quinta-feira, 13.

Em um breve comunicado, órgão regulador antitruste do bloco disse que “concedeu uma extensão para permitir que o Google exerça plenamente o seu direito de defesa”. A Comissão Europeia, que havia estabelecido a data de 17 de agosto, depois de anteriormente já ter concedido um prazo suplementar, para que o Google pudesse analisar os documentos que alegam que a empresa favorece seu serviço de compras nos resultados de buscas, deu até o final deste mês para que ela responda às acusações.

A chefe antruste da União Europeia, Margrethe Vestager, apresentou a queixa formal contra o Google em abril, quando também abriu outra investigação envolvendo seu sistema operacional para dispositivos móveis Android. Se ficar comprovado que o gigante das buscas realmente violou as regras antitruste da Europa, a empresa poderá multa em US$ 6,6 bilhões, ou cerca de 10% da sua receita anual. O órgão antitruste europeu também está investigando a Amazon.com, Apple e Facebook.

Tradicionalmente, a Comissão Europeia costuma conceder prazos longos para a defesa em casos antitruste, de maneira a garantir que a empresa tenha ampla oportunidade para se defender. Isso ajuda a evitar obstáculos legais, caso órgão regulador tenha que defender sua decisão em tribunais de apelações da União Europeia.

No início desta semana, o Google anunciou uma ampla reestruturação administrativa com a criação de uma holding chamada Alphabet, que substituirá o Google Inc. no mercado de capitais, permanecendo como companhia de capital aberto, e a nomeação do indiano Sundar Pichai para o cargo de CEO, no lugar de Larry Page. A União Europeia disse, porém, que as alterações não afetarão as investigações antitruste. Com informações de agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile