Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Ataques cibernéticos crescem 60% na América Latina

Ataques cibernéticos crescem 60% na América Latina

0
Publicidade

A Kaspersky Lab registrou mais de 746 mil ataques de malware diários durante os últimos 12 meses na América Latina – o que significa uma média de nove ataques de malware por segundo. Além disso, os ataques de phishing – e-mails fraudulentos para o roubo de informação pessoal dos usuários – são constantes na região, principalmente no Brasil.

Os resultados, apresentados durante a 8ª Conferência de Analistas de Segurança para a América Latina, que está sendo realizado na Cidade do Panamá, mostram que toda a região tem experimentado uma quantidade considerável de ciberameaças, com a grande maioria concentrada no roubo de dinheiro.

Segundo Dmitry Bestuzhev, Chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab para América Latina, houve um crescimento de 60% em ataques cibernéticos na região, na qual a Venezuela registrou um número maior de ataques em proporção à sua população, com um total de 70,4%, seguido pela Bolívia (66,3%) e pelo Brasil (64,4%).

Assim como em 2017, o Brasil continua liderando os países da América Latina em termos de hospedagem de sites maliciosos, uma vez que 50% dos hosts que da região e que foram usados em ataques contra usuários de todo o mundo estão localizados no país.

De acordo com dados da empresa, a maioria desses ataques ocorre online – enquanto o usuário navega, faz download de arquivos ou recebe anexos de e-mail enganosos – e afeta mais usuários domésticos do que empresas. No entanto, a pesquisa também revelou que as empresas são mais propensas a ataques via e-mail (60%) e vetores off-line (43%); ou seja, por meio de USBs contaminados, pirataria de software ou outros meios que não exijam o uso obrigatório da Internet.

Um dos maiores riscos de segurança para a região é representado por ameaças móveis. Durante os últimos 12 meses, a Kaspersky Lab registrou um crescimento de 31,3% dos ataques focados neste tipo de dispositivo. É importante observar que a grande maioria das ameaças detectadas foi projetada para infectar aparelhos que utilizam a plataforma Android.

Na América Latina, as ameaças móveis mais difundidas são os Trojans Boogr.gsh que se especializam em cometer crimes por meio de anúncios não solicitados (adware), roubar o plano de dados das vítimas, a energia de suas baterias e obstruir o trabalho normal do dispositivo móvel. Também foram detectados trojans, como o Backdoor.AndroidOS.GinMaster.b, que, por meio de acesso remoto, permite que o invasor se conecte ao dispositivo da vítima e explore seu conteúdo, extraindo informações valiosas ou simplesmente fazendo o que quiser.

Durante o período desta investigação, a Kaspersky Lab detectou uma diminuição de 14,9% nos ataques a usuários do MacOS. Isso, segundo os analistas, é o alto custo dos dispositivos da Apple na região. No entanto, a ameaça “Trojan, JS.Miner.m”, que ocupa o primeiro lugar, é uma ameaça universal porque representa perigo para os usuários de MacOS e Windows, e até mesmo para usuários móveis e Android iOS. Todo o processo de carga útil acontece no navegador do usuário – portanto, a plataforma usada pela vítima é irrelevante.

Outro destaque é a presença da ameaça “Trojan.PDF.Phish”, que é igualmente relevante para usuários de qualquer sistema operacional, pois os arquivos PDF podem ser abertos de qualquer dispositivo. Nesse caso, o anexo malicioso do PDF é acompanhado por uma forma especial de phishing que convence a vítima a enviar suas credenciais para ver o conteúdo do documento.

Mais uma vez, o Brasil está entre os 20 países mais atacados por phishing em todo o mundo, acompanhado por outros países da América Latina, como Argentina, Venezuela, Guatemala, Peru e Chile.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile