Publicidade
Início Notícias Negócios Estudo manda empresas se “arriscarem” para sobriver ao período de disrupção tecnológica

Estudo manda empresas se “arriscarem” para sobriver ao período de disrupção tecnológica

0
Publicidade

Ao longo dos últimos oito anos, 72% de todos os setores da indústria notaram um aumento no processo de disrupção. Atualmente, um total de 41 trilhões de dólares (uma combinação de valor de capitalização de mercado e dívida líquida) está exposto a essa evolução, segundo novo estudo da Accenture.

O estudo “Breaking Through Disruption: Embrace the Power of the Wise Pivot” tem como base o Índice Disruptability Index da Accenture, que mede o nível atual de disrupção de 18 indústrias, bem como a sua suscetibilidade às mudanças futuras, por meio da análise de 10 mil empresas listadas em bolsa.

Períodos de Disrupção

Edições anteriores do estudo mostram que, ao contrário do que crê a maioria, disrupção não é imprevisível e possui um padrão definido por quatro períodos distintos – Durabilidade, Vulnerabilidade, Volatilidade e Viabilidade – estabelecido com base no atual nível da indústria e em sua suscetibilidade futura:

• As indústrias que se encontram no período de Durabilidade demonstram forte resiliência e desempenho consistente, mantendo os disruptores a uma distância segura, pelo menos por enquanto. É exatamente nesse período que as companhias têm grandes oportunidades para buscar e testar novas ideias de negócios.

• Já no período de Vulnerabilidade, os pontos fracos da indústria, como falta de inovação e investimentos insuficientes, tornam-se aparentes. As empresas que se encontram nesse período contam com os benefícios da presença contínua de barreiras para a entrada de novos players. Assim, muitas confiam instintivamente nessas barreiras para fugir da disrupção.

• Em seguida, no período de Volatilidade, os grandes disruptores entram no mercado e passam a acessar novas fontes de valor, transformando pontos até então considerados fortes em fraqueza. A maioria das empresas se concentra em resolver questões urgentes relacionadas aos seus negócios principais.

• No período de Viabilidade, indústrias em estágio embrionário ou reformuladas buscam sustentar altos índices de inovação e apresentam vantagem competitiva de curta duração, uma vez que novos disruptores não param de surgir. Aqui, a oportunidade não está apenas em expandir o negócio principal, oferecendo novos produtos nos mercados existentes, mas em investir na presença de produtos já existentes em novos mercados.

A nova edição do estudo questiona a percepção equivocada de que a disrupção surge de forma repentina e tem curta duração. Na verdade, ela é persistente. Entre as indústrias pesquisadas, 83% permaneceram pelo menos cinco anos no mesmo período do processo entre os anos de 2011 e 2018. Além disso, o estudo mostra que os diferentes players da indústria estão atentos às ameaças da disrupção e que todas as 18 indústrias ficaram mais resilientes aos seus impactos.

“As empresas que querem responder à disrupção constante precisam deixar suas antigas e confortáveis estratégias de negócios que não funcionam mais para trás”, explica Omar Abbosh, diretor executivo da área de Communications, Media & Technology na Accenture. “Empresas de sucesso fogem da disrupção lançando mão de tecnologias disruptivas, testando novas ideias e aprendendo formas de se manterem próximas à fronteira da inovação”.

Disrupção para quem quer se reinventar

O estudo cita várias empresas inovadoras que estão crescendo apesar da disrupção de seus setores. Um exemplo é a Microsoft, que investiu pesado em inovação e, ao mesmo tempo, impulsionou sua lucrativa plataforma Windows para o futuro. Além de investir em inteligência artificial e computação em nuvem, a Microsoft inovou em diversas áreas, desde holoportation (um sistema completo para telepresença de realidade aumentada e virtual), traduções instantâneas de voz e até mesmo em uma vacina contra o HIV.

Outro exemplo é a Schneider Electric, destaque de um episódio recente do podcast Pivot to the Future, apresentado pela Accenture. “O processo de transformação tem sido intenso e muito benéfico para nós”, disse Jean-Pascal Tricoire, presidente e CEO da Schneider Electric, durante o programa. “Nós triplicamos de tamanho. Éramos uma empresa de atuação mais regional e focada na Europa e hoje somos uma empresa global. De produtos independentes passamos a oferecer produtos conectados, que já compõem quase 50% de nossas vendas atuais. E, à medida que nos tornamos digitais, ficamos cada vez mais próximos dos nossos clientes”.

Sucesso em períodos de disrupção

A Accenture identificou quatro ações fundamentais que as empresas devem tomar para estarem prontas para inovar de forma diferente e se destacarem das demais em momentos de disrupção:

1. Crie sua próxima inovação. Abrace novas tecnologias a fim de desenvolver ideias com potencial disruptivo, tanto dentro quanto fora de seu setor.

2. Invista nas suas apostas futuras. Reforce progressivamente e distribua seus investimentos em inovação para testar e transformar novas ideias em realidades comerciais em menos tempo.

3. Encontre parceiros à altura. Invista no escalonamento de suas novas ideias com parceiros que ofereçam acesso a tecnologias e talentos especializados.

4. A disrupção vem de dentro. Crie uma divisão especializada, como um “laboratório de inovação” ou uma “fábrica digital”, a fim de trazer inovações significativas para o seu negócio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile