Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Serpro recebe nota máxima em índice de governança

Serpro recebe nota máxima em índice de governança

0
Publicidade

O Serpro recebeu, o certificado Nível 1 do Indicador de Governança (IG-Sest) concedido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, conquistando a nota máxima, 10. O resultado do 4º ciclo da certificação foi apresentado, em solenidade realizada em Brasília, pelo secretário-executivo adjunto do Ministério, Miguel Ragone de Mattos.
O IG-Sest avalia o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, regulamentada pelo Decreto nº 8.945/2016, e as diretrizes estabelecidas nas Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), Decreto nº 6.021/2007.
“A cada ciclo temos evoluído significativamente e, hoje, o Serpro, além de ter se mantido como Nível 1, foi premiado com nota máxima na 4ª Certificação do Indicador de Governança”, destacou o diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, Gileno Barreto, atribuindo o resultado alcançado ao esforço coletivo dos empregados do Serpro na busca da contínua melhoria da governança corporativa, ao receber o certificado.
Nesta edição, foram avaliadas 61 empresas públicas e sociedades de economia mista federais. A avaliação priorizou a efetividade do funcionamento das estruturas de governança implementadas, bem como a adoção das melhores práticas corporativas utilizadas no mercado. O IG-Sest enquadra as empresas em quatro níveis, de acordo com a nota obtida na avaliação, que passará a ser anual, de acordo com a nova determinação da Secretaria.
“No primeiro momento, queríamos que as empresas estatais se adequassem à lei e que as estruturas de governança fossem inseridas. Agora, podemos avaliar o quanto que essas estruturas estão ajudando efetivamente na governança das empresas”, disse o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, Fernando Soares.
Conquistas
Nos últimos três ciclos de avaliação, o Serpro tem se mantido na categoria máxima, no Nível 1. Na edição deste ano, a empresa atingiu a nota mais alta da certificação, passando de 9,49 para 10. Foram também agraciadas com a mesma nota as empresas públicas e sociedades de economia mista federais: Banco do Brasil, BB Gestão de Recursos-Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (BB DTVM), BB Seguridade, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal (CEF), Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Eletrobras, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Grupo Hospitalar Conceição, Petrobras, BR Distribuidora e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).
Na primeira edição do IG-Sest, realizada em novembro de 2017, o Serpro obteve a nota 6,14, na categoria Nível 2. Nas três edições seguintes, duas em 2018 e esta agora, a empresa se mantém na categoria Nível 1, com as avaliações 9,49, 9,38 e 10, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile