5G continua crescendo

0

A tecnologia 5G, que entre outras coisas promete conexões à internet de altíssima velocidade, viabilizando a chamada Internet das Coisas, segue crescendo: até o final desse ano o número de usuários deve chegar a 190 milhões, e no final de 2025, a 2,8 bilhões. Esses números foram divulgados pelo Mobility Report 2020, produzido pela Ericsson, empresa com forte presença na área.

A GSA, entidade que reúne fornecedores de equipamentos de telecomunicações, diz que já estão no mercado cerca de 70 diferentes equipamentos que podem utilizar 5G, dentre eles, celulares, tablets e drones, número que deve crescer rapidamente.

Com relação à infraestrutura necessária à implementação de 5G, o instituto de pesquisas Gartner diz que os investimentos na área atingirão, ainda em 2020, mais de 8 bilhões de dólares, o dobro do valor investido em 2019.

Cerca de metade dos investimentos em 5G acontecerá na China, onde se observa uma grande expansão da infraestrutura e um aumento na venda de smartphones que suportam essa tecnologia; um terço dos celulares vendidos na China estão preparados para acessar redes 5G. Os celulares serão a ferramenta mais popular de acesso a essas redes e apenas aqueles projetados para esse acesso poderão ser usados para isso.

Atentos para esse fato, os grandes fornecedores de celulares estão lançando modelos que suportam 5G: Huawei, que acaba de tornar-se a campeã em vendas de celulares, Samsung e Apple já estão enfrentando a concorrência de empresas que tem fatias menores do mercado, e que estão procurando ganhar espaço fornecendo modelos mais baratos; dentre essas, temos a Lenovo e Xiaomi.

No Brasil, falava-se que teríamos 5G operando ainda neste ano, mas a lentidão com que o processo vem sendo conduzido nos leva a acreditar que, com muito otimismo, começaremos a utilizar 5G em escala muito pequena em 2021. Ainda não foi publicado o edital que regulará o leilão das faixas de frequência 5G; depois do leilão será preciso implementar toda a estrutura necessária, como a antenas, computadores, software etc.

E o pior é que parece estarmos sendo levados a tomar partido na guerra comercial que China e Estados Unidos travam em torno de 5G. O que nos parece certo é que, não importa quem vença essa guerra, o Brasil sairá dela derrotado.

Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.