Desvendando o ecossistema das Startups: como alcançar o Scale Up

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Nos últimos 15 anos a palavra de origem inglesa Startup ganhou destaque, e isso tem ocasionado confusão com Scale Up pois, nesse mesmo período, marcas famosas cresceram acima da média como Airbnb, Nubank, Uber e iFood – todas Startups que se tornaram exemplos de Scale Up em seus segmentos. Outro fator que corrobora na confusão dos termos é o tipo de modelo de negócio que leva ao Scale Up: escalável, replicável, que não tenha dificuldades, nem custos altos, e atue com grande volume. Características comumente já utilizadas pelas Startups.

Qual empreendedor não gostaria de ter um lucro superior a 20 milhões de dólares em uma Scale Up? Pois para alcançar esse objetivo o negócio precisa passar por algumas fases de crescimento. No início de uma Startup sua equipe é multifuncional, versando em diversas áreas de negócio com o objetivo de manter a estrutura enxuta e escalável. Para crescer rumo à fase Scale Up, a Startup deve ampliar, gradualmente, seu quadro funcional com mão-de-obra especializada, bem como organizar setores e processos de forma mais definida e estratégica.

Alguns quesitos também devem ser levados em conta. É necessário analisar se o negócio tem um modelo de fato escalável e se aumentar a estrutura de custos acompanha uma ampliação do faturamento. Além disso, o capital utilizado nos investimentos deve constar em um orçamento que enalteça o plano de expansão. Nos casos em que o negócio não tem capital próprio, terceiros devem ser buscados para financiamento ou investimento.

Tendo essas etapas finalizadas os próximos passos são de mão na massa e começam com a Ideação, fase para conceber a ideia, realizar estudos de mercado e buscar o público-alvo. Além disso, trabalha-se os detalhes do produto e outras informações para criação do Produto Mínimo Viável (PVM – mais chamado de MVP que é a sigla em inglês). Ele será a versão mais simples de um produto ou serviço e que exige quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.

Em seguida vem a fase da Operação, onde o MVP é colocado à prova. É preciso verificar a reação do público-alvo para realizar os ajustes necessários (market fit). Nesse momento a Startup pode participar de rodadas de investimentos, programas de aceleração e buscar um hub de inovação. Na sequência, temos a etapa da Tração em que, provavelmente, a Startup está mais madura e já pode fazer melhorias no MVP com foco no crescimento sustentável. É aqui que ela pode, inclusive, abrir o capital, realizar lucro dos investidores e fundos Venture Capital.

Parece ser um objetivo difícil de ser alcançado, entretanto é perfeitamente possível. Como em todos os processos, para se tornar uma Scale Up é necessário dispensar muitos esforços, e tentar garantir que os erros e aprendizados de cada etapa sejam internalizados por todos da organização. Uma das premissas em um mundo onde a inovação ocorre de forma muito acelerada é errar rápido para aprender mais rápido ainda.

Armando Kolbe Junior, Professor e Coordenador do Curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital do Centro Universitário Internacional UNINTER.

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