Open Banking: 2a fase entra em funcionamento

0

A partir desta sexta-feira, 13, entrar a operação a segunda fase do Open Banking, que conta a partir de agora com a participação de 11 grandes bancos, instituições financeiras ligadas ao cooperativismo e cerca de 100 organizações de menor porte, com a promessa de oferecer mais vantagens ao cliente, tanto pessoa física quanto jurídica, que compartilhar os dados de sua vida financeira.

Segundo João André Pereira, João André Calvino Marques Pereira, Chefe do Departamento Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, que participou do lançamento virtual, o Open Banking é o maior do gênero no mundo.

Nesta fase poderão ser compartilhadas as informações de cadastro (como nome, endereço, renda e CPF), bem como dados de movimentação financeira (informações sobre contas, cartão de crédito e operações de crédito, como empréstimos e financiamentos). O processo será feito de forma escalonada, com limites de quantidade de autorizações de compartilhamento, horários pré-definidos e tipos de informações a serem autorizadas.

O cliente terá que dar seu consentimento, mas a qualquer momento ele poderá suspender essa autorização e não haverá qualquer tipo de cobrança das instituições participantes, garante do Banco Central.

Na prática, a partir da segunda fase, a instituição que receber as informações de cadastro e de movimentação financeira do cliente, após seu consentimento, poderá fazer propostas de crédito, de investimentos e de outros serviços de forma mais personalizada, e que tragam melhores condições ao cliente.

Espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade. Também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas.

Os interessados poderão consultar dois sites oficiais: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking e https://openbankingbrasil.org.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.