Publicidade

    CDMA atinge a marca de 270 milhões de usuários no mundo

    0
    Publicidade

    A comunidade de CDMA abriu a edição deste ano do evento 3G CDMA Americas Congress, iniciado nesta terça-feira 13, com a celebração do 10º aniversário da primeira rede comercial cdmaOne lançada pela operadora chinesa Hutchison Telecom em setembro de 1995. O evento também marca o quinto aniversário da implementação da primeira rede comercial de CDMA2000, realizada pela SK Telecom em outubro de 2000.

    Durante a cerimônia de abertura, o diretor executivo do CDMA Development Group (CDG), Perry LaForge, enfatizou que nos últimos dez anos, a tecnologia CDMA vem se estabelecendo como uma das tecnologias líderes do mercado wireless e a plataforma mais utilizada para oferta de serviços inovadores. ?O CDMA é a tecnologia com o mais rápido crescimento no mercado de telefonia móvel, atualmente atendendo a mais de 270 milhões de clientes em 70 países?, afirmou, acrescentando que padrão tem registrado crescimento médio anual de 27%.

    Desenvolvido em 1989, o CDMA é uma tecnologia que permitiu a introdução de novos serviços, que aumentaram consideravelmente o desempenho e a capacidade das redes wireless, inclusive serviços de dados e segurança baseados em IP. Em 1999, o padrão consolidou-se como plataforma para implementação de serviços 3G quando a UIT (União Internacional das Telecomunicações) aprovou três interfaces aéreas de CDMA para os padrões IMT-2000 ? serviços de dados e voz de próxima geração ? através do WCDMA e CDMA2000. ?O CDMA2000 foi a primeira tecnologia de padrão IMT-2000 lançada comercialmente no mundo inteiro e, atualmente, é líder de implementações?, afirma LaForge.

    Hoje, 127 operadoras em 58 países já lançaram serviços CDMA2000, sendo que 22 delas já oferecem acesso à tecnologia mais avançada em termos de banda larga móvel, o 1xEV-DO. Segundo o CDG, já existem mais de 185 milhões de usuários CDMA2000 e aproximadamente 10 milhões de novos usuários vêm sendo adicionados à base todos os meses.

    Com o CDMA2000, especialmente o 1xEV-DO, serviços avançados de dados, como acesso à Internet em banda larga, vídeos e jogos, tornaram-se os maiores geradores de receita para as operadoras, chegando a representar 25% da receita total de algumas delas. ?O sucesso comercial do CDMA2000 tem demonstrado o verdadeiro potencial existente no mercado para a terceira geração, além de nos dar uma idéia sobre como serão os serviços móveis no futuro?, afirma LaForge.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile