Publicidade
Início Notícias Começa a seleção de prefeituras para projeto Via Digital

Começa a seleção de prefeituras para projeto Via Digital

0
Publicidade

O GeNESS (agente Softex de Florianópolis) lança a partir de amanhã 14 a enquete eletrônica que selecionará cinco prefeituras como casos piloto de informatização no projeto ?Via Digital ? Caminho Inteligente para a Informatização Pública?.

Além das cinco prefeituras, serão escolhidas ainda, no mínimo, cinco empresas desenvolvedoras de software e agentes indutores, como agentes Softex ou outros órgãos de interesse, para fazer parte dessa fase piloto. O questionário eletrônico estará disponível no site www.viadigital.ufsc.br, até o fim deste mês.

Serão quatro os atributos avaliados no questionário: capacitação técnica, capacitação financeira, motivação e capacidade de articulação. ?A prefeitura será escolhida não só pela maturidade do seu processo de informatização, mas também por outros aspectos econômico-sociais que giram em seu entorno, por exemplo, o grau de capacitação das empresas desenvolvedoras, o envolvimento dos agentes intermediadores e a proximidade a centros de pesquisa e universidades.?, diz José Eduardo De Lucca, representante do GeNESS e coordenador-geral do projeto.

Segundo ele esta é uma oportunidade para as prefeituras conquistarem a informatização a baixo custo, uma vez que o projeto cobre todas as despesas com desenvolvimento. Por outro lado, as empresas de software, além de serem contratadas, terão a chance de se especializar no mercado de software livre.

O projeto Via Digital visa a implantação de um centro de referência virtual (portal) que permita o acesso e o desenvolvimento compartilhado de software livre para gestão municipal, propiciando a construção de um acervo público de soluções com foco na realidade das pequenas prefeituras. Tudo via Software Livre (SL). ?Essa fase piloto é essencial para a ratificação do projeto, bem como, a criação das soluções modelo que farão parte do acervo?, explica De Lucca.

O órgão financiador do projeto, a Finep/FNDCT (Financiadora de Estudos e Projetos/Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) disponibilizará uma verba de R$ 1,6 milhão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile