Seguindo sua estratégia de segmentação de mercado, da Simpress Ricoh, distribuidora da Ricoh no Brasil, lançou hoje 13 a impressora colorida G500 GelSprinter que visa atender necessidades específicas de baixos volumes de impressão com custos competitivos.
O diretor-superintendente da Simpress Ricoh, Vittorio Danesi, explica ?que a nova impressora vem preencher uma lacuna no mercado corporativo de baixo volume, que até hoje tem sido atendido tanto pelas impressoras a laser como pelas impressoras a jato de tinta convencionais, ambas pouco adequadas para este fim?.
A expectativa da empresa, somadas as vendas diretas e as realizadas via canal em todo o território nacional, é conquistar cerca de 30% do mercado de impressão colorida até o fim de 2006. E as perspectivas para atingir essa meta são bastante promissoras. O motivo, segundo Danesi, é que a tecnologia a laser tem custos muito elevados, o que a torna, dependendo do projeto, inadequada para produção de baixos volumes.
Nas impressoras a jato de tinta convencionais, o executivo diz que o ponto fraco está na qualidade e na demora para a tinta secar, o que torna lento o processo de impressão. ?Não é raro encontrarmos pequenas empresas ou grupos, em grandes companhias, que são obrigados a abrir mão da cor e utilizar impressoras laser P&B, para compatibilizar os custos.?
Com a G500 Gelsprinter, Danesi garante que as empresas poderão contar com velocidade e qualidade similares à tecnologia laser e custos mais baixos do que as impressoras jato de tinta sem abrir mão da cor. ?O custo da página colorida da G500 GelSprinter estará em torno de R$ 0,45, valor bastante competitivo e atraente para os usuários de equipamentos a cores.?
Desenvolvida pela Ricoh, no Japão, a tecnologia GelSprinter é capaz de transformar a tinta em pasta gelatinosa. O equipamento, que chega ao Brasil com custo de R$ 1.699,00, segundo a empresa, tem secagem ultra-rápida e torna mais ágil o processo de impressão.
Com relação à estratégia para distribuição do equipamento no mercado nacional, Danesi explica que, além das vendas diretas, a Simpress Ricoh trabalha também por meio de vendas indiretas, para as quais conta com uma rede de mais de 110 revendas em todo o Brasil. ?No caso do canal direto, especialmente em projetos de outsourcing, a G500 irá atender a necessidade de locais específicos dentro das corporações, como diretorias, pequenos departamentos ou empresas prestadoras de serviços com baixa tiragem nos postos de atendimento. Nas vendas indiretas, a G500 é perfeita para a demanda de escritórios de prestação de serviços e empresas de pequeno e médio porte?, detalha.