Brasil e Argentina negociam criação de sistema conjunto de defesa cibernética

0

Os governos do Brasil e da Argentina planejam criar um sistema conjunto de defesa cibernética. O plano decorre de encontro do ministro da Defesa, Celso Amorim, com a presidente argentina, Cristina Kirchner, na última quinta-feira, 12, e com os ministros argentinos da Defesa, Agustín Rossi, e das Relações Exteriores, Hector Timerman, nesta sexta-feira, 13. Segundo Amorim, a Argentina enviará dentro de dois meses ao Brasil uma missão para avaliar a criação do sistema conjunto.

O acordo ocorre depois que o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, vazou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano, inclusive de conversas da presidente Dilma Rousseff, fomentando as discussões sobre privacidade na web. Documentos sigilosos divulgados por Snowden por meio da imprensa indicam que a Petrobras também teria sido monitorada. "Achamos que essa questão de espionagem, que teve como epicentro o Brasil, mas que também repercutiu em outros países da América Latina, merece uma tentativa de encontrar uma resposta regional", disse o ministro argentino da Defesa, após o encontro com Amorim.

Já para o ministro da Defesa brasileiro, Brasil e Argentina "são dois países com grande capacidade de produção de software", mas é preciso investir para manter os especialistas da área trabalhando para seus governos, evitando uma fuga de cérebros. "Queremos mantê-los em nossos países para criar softwares e estruturas físicas que nos permitam melhor proteger nossas informações sensíveis", disse Amorim. Para este ano, o Ministério da Defesa tem um orçamento de R$ 90 milhões destinado ao Centro de Defesa da Cibernética, mas, segundo Amorim, depois das denúncias de espionagem eletrônica, está sendo feita uma "avaliação para a implementação de um programa imediato", cujos custos ele ainda não pode revelar. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.