Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) UE deve encerrar investigação antitruste contra o Google na próxima semana

UE deve encerrar investigação antitruste contra o Google na próxima semana

0
Publicidade

A Comissão Europeia enviou aviso ao Google nesta sexta-feira, 13, notificando que a investigação antitruste pela qual o gigante das buscas passa há mais de dois anos, acusado de favorecer propositalmente seus serviços nos resultados de buscas — como YouTube para vídeos e Blogger para blogs, entre outros —, deve se encerrar na próxima semana.

Segundo o jornal britânico Financial Times, o chefe da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, disse que está prestes a chegar à decisão final após analisar as propostas enviadas pelo Google em abril. Em julho, o órgão regulador cobrou sugestões mais efetivas do gigante das buscas para que a investigação de práticas anticompetitivas fosse encerrada, principalmente por conta das pressões de sites rivais, que alegam que as propostas enviadas pelo companhia são fracas demais para corrigir o desequilíbrio no mercado de buscas na internet.

Ainda assim, pessoas envolvidas com as negociações disseram à publicação inglesa que possivelmente o caso será encerrado em um acordo dentro das linhas gerais do projeto enviado pelo Google, sem um resultado mais radical.

Street View

A semana foi agitada para o gigante das buscas. O Google perdeu uma apelação em um tribunal dos Estados Unidos na última terça-feira, 10, que determinou que a empresa interceptou dados de redes sem fio domésticas sem uma explicação razoável. O site havia argumentado que a captação de informações foi acidental por conta de uma comunicação via rádio, pois possuem fácil alcance ao público geral. Contudo, o tribunal rejeitou o argumento e disse que a interceptação não pode ser encaixada nessa categoria.

Agora a companhia pode enfrentar ações judiciais de pessoas que tiveram seus dados pessoais capturados pelos veículos equipados com câmeras que fazem as imagens para o aplicativo de mapas Street View.

No Reino Unido, o Escritório do Comissário da Informação do Reino Unido (ICO, na sigla em inglês) intimou a empresa a deletar os dados de usuários de internet coletados sem autorização prévia, incluindo e-mails e senhas, obtidos por meio de redes Wi-Fi desprotegidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile