Linhão de Belo Monte adota colaboração na gestão de documentos da obra

0

A BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia), concessionária de serviço público formada pelas empresas State Grid (51%), Furnas (24,5%) e Eletronorte (24,5%), elegeu a ferramenta de colaboração em nuvem do Construtivo para o controle do fluxo de documentos da construção, operação e manutenção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, prevista para ser entregue no início de 2018.

Denominado Colaborativo, o software é usado para seguir o cronograma de entregas do projeto. Isso porque a ferramenta conecta e integra projetistas, engenheiros, empreiteiro e fornecedores, que, ao receberem um novo fluxo de informação, podem dar sequência ao estágio atual do projeto, tal como análise, revisão, aprovação e execução.

"A natureza do negócio de engenharia e construção requer métodos eficazes para controlar o grande número de documentos compartilhados para a realização de uma obra. Constantemente, esses documentos sofrem alterações nominadas, criando-se novas versões. E o colaborativo fornece um repositório único e seguro para armazenar, consultar e organizar esses documentos completos ou em andamento com base na nuvem", explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.

Todos os stakeholders podem se conectar à ferramenta de acordo com o nível graduação de acesso estabelecido para cada usuário, que entra no sistema para obter informação, modificar ou aprovar documentos. O projetista, por exemplo, insere o projeto no sistema, o engenheiro analisa e faz comentários caso seja necessário retornar ao projetista. Se o documento estiver liberado, entretanto, é aprovado para a execução da obra e o empreiteiro é comunicado.  Todo este processo é feito na ferramenta e os alertas são enviados via e-mail.

Ao tornar o ambiente do projeto colaborativo por meio do compartilhamento de workflows que automatizam e rastreiam o fluxo de todo o trabalho, o tempo que seria gasto com o gerenciamento de documentos é revertido no aumento da produtividade e, com isso, a entrega do projeto pode ser calculada dentro do prazo.

A escolha pelo Colaborativo se deu devido à experiência positiva obtida em outro empreendimento similar, cuja equipe técnica da BMTE também participou. "É uma ferramenta indispensável para a agilidade de tramitação de documentos técnicos para avaliação, bem como para o controle das etapas de construção do empreendimento. Além de termos tido boa experiência com o Colaborativo em outros projetos, o nível de atendimento e treinamento do Construtivo são características que diferenciam a empresa no mercado", finaliza o diretor técnico da BMTE, Armando Araújo.

Quando pronta, a Linha de Transmissão em 800 kVCC entre Xingú e Estreito  ou "Linhão" como é chamada, terá 2.090 quilômetros de extensão e passará por 65 municípios dos Estados do Pará, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Servirá para transmitir energia da UHE Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade de geração de energia, sendo superada apenas por Três Gargantas (China) e Itaipu (Brasil e Paraguai), com capacidade instalada de 11.233 megawatts. A linha de transmissão da BMTE será a linha de tensão mais elevada do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.