Aplicativo ajuda brigadistas a combater incêndios florestais e preservar fauna e flora em Brumadinho/MG  

1

A SAP Brasil, em parceria com a Pif Paf Alimentos e o Grupo LPJ, desenvolveu uma plataforma de georreferenciamento, registro de imagens e atualização de dados em tempo real para combate a incêndios florestais, resgate de abelhas nativas e controle de reflorestamento e replantio de árvores na região de Brumadinho, em Minas Gerais.

Implementada em julho na ONG Brigada Carcará – instituição sem fins lucrativos que atua em projetos de defesa do meio ambiente – trouxe uma nova realidade para a preservação da fauna e flora da região. "Antigamente, a Brigada adotava práticas absolutamente manuais durante as ocorrências, o que gerava perda de dados, deslocamentos mais complexos e falta de previsibilidade de ações preventivas. Até mapas extremamente antigos eram utilizados, o que comprometia a eficácia e a agilidade dos atendimentos", afirma Lucas Romário Lara, brigadista e um dos fundadores da Brigada Carcará.

Segundo Lucas, a plataforma modernizou a estrutura de atendimento e possibilitou a geração de dados essenciais para monitoramento e análise. "Hoje, mesmo de maneira off-line, é possível traçar pelo celular as coordenadas das ocorrências e registrar horários de controle e de extinção de incêndios. Também é possível mensurar áreas queimadas e identificar espécies de animais feridos, registrar imagens e solicitar apoio imediato de outras equipes, caso necessário. A utilidade do aplicativo também se estende a ações voltadas ao resgate de abelhas nativas e replantio de árvores em áreas queimadas. Tudo isso é feito durante as próprias ocorrências", complementa o brigadista da ONG.

O tempo médio para registro das ocorrências era de dois a três dias, e hoje, com o aplicativo, a ONG realiza esse procedimento em um a dois minutos.

"A SAP está comprometida global e localmente com diversas iniciativas e metas importantes – e até pioneiras – na agenda de sustentabilidade. A solução desenvolvida para a Brigada Carcará nos enche de orgulho, por inserir a tecnologia nos esforços de preservação da fauna e da flora de um bioma brasileiro tão importante como a Mata Atlântica", afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

Walfrido Teixeira Simões, diretor de Serviços e Projetos do Grupo LPJ, empresa responsável pela implementação da solução, revela que o projeto possui uma identificação com os valores da companhia. "A partir do convite da SAP aceitamos imediatamente participar do projeto. Temos uma visão de sustentabilidade com impacto social e ambiental muito forte, e um vínculo muito próximo às pessoas e comunidades de Minas Gerais. A solução implementada na ONG é um exemplo disso e atende exatamente às necessidades dos brigadistas da região: um aplicativo compacto, ágil e eficiente. O trabalho realizado pela brigada em Brumadinho é de grande importância e valor", diz o executivo.

Engajada pela SAP a fortalecer a rede de parceiros, a Pif Paf Alimentos, gestora do projeto, também foi responsável pela adesão do Grupo LPJ à iniciativa. "A sinergia entre todos os participantes foi essencial para a viabilização do aplicativo. A preservação do meio ambiente, da fauna e da flora e o cuidado com as pessoas da região estão entre nossas prioridades. Acreditamos que a solução impactará na redução do trabalho operacional da Brigada Carcará, e auxiliará na otimização dos atendimentos das ocorrências diárias de Brumadinho, com foco no combate a incêndios, resgate de abelhas nativas e reflorestamento", diz Antonio Minier, Chief Information and Digital Office da Pif Paf.

 Preservação da fauna e da flora

O aplicativo, desenvolvido na SAP Business Technology Platform (SAP BTP) e no banco de dados in-memory do SAP HANA, é utilizado pela Brigada Carcará nas três seguintes frentes:

1 – Incêndios florestais: auxiliar no monitoramento dos focos de incêndio com base em tecnologia de georreferenciamento. Registro de dados gerais (horários, duração, fotos e o efetivo mobilizado nas ocorrências); animais salvos, mortos e feridos; e solicitação de apoio a outras organizações;

2 – Resgate de apifauna: mapeamento, preservação e resgate de mais de 130 espécies de abelhas nativas na região de Brumadinho, em parceria com o projeto Cresan (Centro de Resgate e Ecologia de Abelhas Nativas);

3 – Controle de reflorestamento: replantio de árvores em áreas atingidas por incêndios e monitoramento das espécies plantadas (altura e saúde das árvores).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.