Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Surgem novas ameaças ligadas à morte de Steve Jobs

Surgem novas ameaças ligadas à morte de Steve Jobs

0
Publicidade

Horas depois da morte do cofundador da Apple, Steve Jobs, a ESET já detectou o surgimento de novos tipos de ameaças eletrônicas (scams) se aproveitando do tema mais comentado no mundo na Internet e redes sociais. Este tipo de ataque ocorre geralmente quando morre uma pessoa importante com o objetivo de se aproveitar dos usuários mal informados, a exemplo do que aconteceu com Michael Jackson e Amy Winehouse.

Entre as ameaças detectadas, há um site no qual os usuários são convidados a contribuir com dinheiro para o funeral de Jobs.  São atraídos para deixar uma mensagem de despedida e, em seguida, veem uma mensagem de apoio para a Sociedade de Câncer Pancreático dos Estados Unidos. Por fim, os internautas recebem um convite para contribuir comprando uma de suas invenções. 

Na realidade, a suposta contribuição dos usuários é mais um golpe praticado pelos cibercriminosos. “Este tipo de incidente e as técnicas utilizadas para conseguir enganar e prejudicar os usuários é conhecido como técnicas de Engenharia Social”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil. No Facebook, a ameaça vem de uma página que, a propósito da memória de Steve Jobs, atrai os usuários para um falso sorteio de 50 iPads pela Apple. Novamente, trata-se de um golpe com o objetivo de coletar informações dos usuários e logo em seguida utilizar esses dados em campanhas de spam e propagação de outras ameaças.

Neste caso, o usuário do Facebook vê uma mensagem que o cita como o ganhador de um prêmio. O idioma da mensagem pode variar de acordo com a configuração do navegador, tentando personalizar a mensagem para atrair a maior quantidade de vítimas. Finalmente, o usuário que cai neste truque, disponibiliza suas informações sem saber que esses dados serão utilizados com má intenção.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile