Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pressão de acionista para spin-off do Yahoo pode levar à demissão de...

Pressão de acionista para spin-off do Yahoo pode levar à demissão de Marissa Mayer

0
Publicidade

Assim como ocorreu com Scott Thompson em 2012, ex-presidente-executivo do Yahoo, que sob intensa pressão do investidor ativista Daniel Loeb à época renunciou ao cargo, a atual CEO da companhia Marissa Mayer está sob fogo cruzado por causa do retorno abaixo do esperado e da venda das participações do Yahoo no Alibaba, maior empresa de comércio eletrônico da China, e no Yahoo Japan, maior portal de internet no Japão.

Desta vez, porém, o “algoz” é outro. Ele atende pelo nome de Jeff Smith, investidor que dirige a Starboard Value, empresa especializada em campanhas de acionistas ativistas. Para dar uma ideia do seu histórico, a Starboard foi a empresa responsável a fazer com que a AOL, o ex-colosso da internet, vendesse o site de notícias Patch.com por causa das constantes quedas nas receitas com publicidade.

Por enquanto, Smith não está pressionando Marissa a demitir-se — à maneira de Loeb, que pressionou publicamente o Conselho de Administração e a diretoria executiva. Mas ele deu a entender que está disposto a fazer esse tipo de demanda, se o Yahoo não seguir o seu plano de separação da empresa.

O plano de Smith, basicamente, é separar o Yahoo em duas empresas. Uma delas consistiria na atividade principal, que é o Yahoo.com. A segunda empresa — tecnicamente a mesma companhia —, que ficaria responsável por gerenciar as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan.

De acordo com relatórios e análises, a razão de Smith querer a separação do Yahoo está no fato de acreditar que as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan valem mais do que os cerca de US$ 40 bilhões de valor de mercado da companhia. Na opinião dele, o valor de mercado do Yahoo está sendo mantido artificialmente baixo por dois motivos — alguns acionistas temem que quando o Yahoo finalmente vender suas participações no Alibaba e no Yahoo Japan terão de pagar impostos cheios, elevados, relativos à venda; e outros acionistas receam que a diretoria executiva vá contingenciar a receita obtida com a venda e usá-la em aquisições que possam representar um desperdício.

A visão de Smith é que se o Yahoo for desmembrado, a empresa fora do core business não terá de pagar quaisquer impostos pelas participações no Alibaba e Yahoo Japan, porque ela não seria obrigada a vendê-las. Além disso, os acionistas saberiam que as ações do Alibaba e Yahoo Japan não poderiam ser vendidas para financiar mais aquisições.

O plano de Smith já foi tentado antes. Segundo uma fonte familiarizada com o assunto disse ao site Business Insider, o Yahoo já considerou separar a parte de participações do seu negócio principal por volta de 2010. A ideia não vingou, mas agora alguns dos principais acionistas se mostraram interessados ??em saber mais sobre a prosposta de Smith, e isso deve aumentar as pressões, principalmente sobre Marissa Mayer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile