Publicidade
Início Notícias Negócios Lenovo decide desfazer negócio com CCE menos de três anos após adquirir...

Lenovo decide desfazer negócio com CCE menos de três anos após adquirir a empresa

0
Publicidade

Menos de três anos após ter adquirido 100% de controle sobre a CCE, a Lenovo decidiu vender a empresa brasileira de eletrônicos para seus antigos proprietários, a família Sverner, controladora do grupo Digibras, a qual havia adquirido em janeiro de 2013. A justificativa da fabricante chinesa é que resolveu vender a “marca e a fábrica” da CCE como “parte de seus esforços para aprimorar sua eficiência operacional e a rentabilidade do negócio de PCs globalmente e no Brasil”. Analistas ouvidos por este noticiário avaliam, porém, que se trata na realidade de uma dissolução do negócio.

A Levono havia desembolsado R$ 300 milhões para adquirir a CCE, mas não informa nem o valor nem os detalhes da transação. “Em meados de agosto, as companhias firmaram um acordo comercial e essa mudança é parte do foco estratégico da Lenovo em produtos de maior valor agregado”, disse a empresa em comunicado.

Até então focada no mercado corporativo no Brasil, a fabricante chinesa tinha como expectativa dobrar sua participação no mercado de PCs no país com a compra da CCE, já que, juntas, as duas empresas passaram a ter 7% do mercado nacional.

A CCE havia sido uma das vencedoras da licitação realizada em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC), dentro do programa Um Computador por Aluno (UCA) do governo federal. Mas o projeto não obteve a adesão esperada e praticamente naufragou.

A aposta na estratégia de ganhar participação de mercado através da aquisição era tamanha que, antes do negócio, a Lenovo investiu US$ 30 milhões em uma fábrica em Itu, no interior de São Paulo. As operações da fábrica, segundo a empresa, serão mantidas, assim como sua linha Premium de PCs, servidores (incluindo a linha System X recentemente adquirida) e os dispositivos móveis com a marca Motorola.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile