Publicidade
Início Notícias Comunicações Google e Facebook se unem para construir cabo submarino no Pacífico

Google e Facebook se unem para construir cabo submarino no Pacífico

0
Publicidade

Google e Facebook se juntaram para construir um cabo submarino ligando Hong Kong a Los Angeles, passando pelo Oceano Pacífico. O anúncio, feito na quarta, 14, foi feito em parceria com a TE SubCom e a Pacific Light Data Communication (PLDC), que ficarão responsáveis pela construção da infraestrutura de 12,8 mil km de capacidade de 120 Tbps. O sistema, batizado de Pacific Light Cable Network (PLCN), deverá ficar pronto para lançamento comercial em meados de 2018.

A ideia do Google é usar o PLCN para prover capacidade para plataformas com alta demanda de dados, como a de Cloud e de teleconferência em alta definição. “Mais importante, o PLCN trará menor latência, mais segurança e maior banda para usuários do Google na região da Ásia/Pacífico”, diz o diretor de infraestrutura de rede da companhia, Brian Quigley, em comunicado. O Facebook não divulgou detalhes sobre os objetivos da empresa com o sistema.

Não é o único projeto de cabo submarino com participação do Google. A companhia conta com os sistemas Unity (entre Japão e EUA), SJC (Sudeste Asiático e Japão) e Faster (também entre Japão e EUA). Somente no Brasil, a companhia contará com pelo menos três novas infraestruturas em 2017. O primeiro deverá ser o Monet, cabo de 10 mil km em parceria com Algar Telecom, Antel (do Uruguai) e Angola Cables, e que ligará Boca Ratón (Flórida, EUA) a Fortaleza e Santos. Já o Tannet expandirá a rota do Monet, saindo de Santos até a cidade uruguaia de Maldonado. O Google ainda terá no Brasil o cabo Júnior, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile