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Segurança da informação sim, ineficiência não!

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A internet vem se tornando, de forma muito rápida e inevitável, a principal plataforma para a operação de processos de qualquer negócio, de vendas ao financeiro, onde o próprio governo a utiliza para as atividades fiscais. A mobilidade tem como principal base a plataforma da internet. “Apps” e “Bots” se multiplicando a ponto de não ser mais possível conviver sem eles.

A computação em nuvem não só é uma realidade, mas uma tendência que, dentre outros efeitos positivos, permite uma redução nos custos de implantação de infraestrutura computacional, permitindo que, cada vez mais, empresas adquiram os benefícios na utilização da tecnologia da informação.

O efeito indesejado de tudo isso é a segurança da informação – ou a falta dela – que assume uma importância muito grande, considerando as vulnerabilidades e os riscos que plataformas na internet trazem junto com seus benefícios. Segurança Cibernética (ou Cyber Security, em inglês) é uma disciplina que começa a assumir uma importância vital a partir de agora, e você vai ter que se preocupar com ela.

Existe uma máxima no mundo financeiro que diz: “se você não quer o risco da inadimplência, não dê crédito”.  Traduzindo isso para nosso ambiente tecnológico significa que, se você não quer ter nenhum risco de segurança, não use a internet. Da mesma forma que no ambiente de finanças não é possível trabalhar com risco zero na concessão de crédito, na área de TI, a realidade é igual. A não ser que você opte por usar menos os sistemas do mundo virtual. Faça isso e você ficará para trás diante de seus concorrentes. Contudo, a atitude mais comum por aqui é a postura restritiva. Corta-se praticamente todo o acesso a internet pública e, com isso, diminui-se potencialmente a eficiência e eficácia de diversos processos de negócios. Vendas é um deles.

Uma das áreas onde ainda se tem muito a fazer em termos do uso de TI para melhoria de desempenho é a de vendas. Novas metodologias, cada vez mais sintonizadas com a necessidade dos profissionais e alinhadas com os novos comportamentos de compra dos clientes, trazem também novas ferramentas de automação de vendas, que exploram todos os recursos que a tecnologia atual permite: nuvem, mobilidade, facilidade de acesso e comunicação, utilizando a internet. Estas metodologias, aplicadas com precisão em ambientes automatizados e integrados, podem aumentar dramaticamente o desempenho das forças de vendas.  É um potencial presente viável, mas que vemos não ser utilizado por conta dos riscos de segurança.

A postura restritiva que encontramos em boa parte das empresas aqui no Brasil atrapalha bastante o uso destas tecnologias. Um bom exemplo é o uso de aplicativos para web conferência para reuniões online. No dia a dia, vemos a dificuldade do uso destes instrumentos devido às restrições de acesso. Às vezes, mesmo o Skype não é permitido. Estas restrições limitam o uso da tecnologia a ponto de impedir que os avanços existentes possam ser utilizados. Como falar em melhoria no desempenho de vendas se a tecnologia disponível e acessível não pode ser utilizada por conta dos riscos de segurança?

A boa notícia é que há maneiras muito mais eficientes e menos restritivas de lidar com a segurança cibernética. Ferramentas e processos que lhe darão a segurança necessária para que possa aproveitar ao máximo toda a tecnologia disponível com níveis de risco mínimos. Tenha em mente que investir em segurança cibernética é um passo decisivo, não somente para garantir a segurança de suas informações e de seu ambiente, mas, principalmente, para lhe dar eficiência e competitividade em seus negócios.

Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching – IAC/SLAC.

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