VMware e AWS confirmam parceria para oferta conjunta de serviço de nuvem híbrida

0
0

A VMware confirmou nesta quinta-feira, 13, a formação de uma parceria estratégica com a Amazon Web Services (AWS) para a oferta conjunta de um serviço de nuvem híbrida, baseado em sua suíte de infraestrutura de nuvem vSphere. Segundo as empresas, o novo serviço vai tornar mais fácil para os clientes executarem qualquer aplicativo, usando um conjunto de ferramentas e software, em um ambiente de nuvem híbrida consistente.

A VMware e AWS também irão oferecer a solução de data center definido por software da VMware, denominada 'Nuvem VMware na AWS'. Isso significa que todos os softwares de infraestrutura da VMware, tais como o vSphere, VSAN e NSX em breve serão executados na AWS. O serviço provavelmente deve ser lançado em teste beta em meados de 2017.

"Nossos clientes continuam a nos pedir para que tornemos mais fácil para eles executarem seus aplicativos paralelamente na nuvem da AWS e em seus data centers já existentes, de maneira a preservar os investimentos realizados", disse Andy Jassy, CEO da AWS, durante coletiva de imprensa. "A maioria das empresas já está virtualizada, usando VMware, e agora com a Nuvem VMware na AWS, ficará mais fácil operarem com ambiente híbrido de TI, sem ter que comprar hardware específico, reescrever suas aplicações ou modificar o seu modelo operacional."

As duas empresas salientam o serviço "representa um investimento significativo em engenharia, operações, suporte e recursos de vendas". O serviço será executado em uma infraestrutura da AWS dedicada, "propositadamente construída para esta oferta".

O CEO da VMware, Pat Gelsinger, também destacou o fato de a AWS e a VMware terem trabalhado em estreita colaboração para criar este serviço e ressaltou que isso vai se tornar a solução de nuvem pública primária da VMware.

A parceria traz benefícios para ambas as empresas. Para AWS, pelo fato de que, enquanto Microsoft, IBM e outros estão fortemente concentrados na ideia de "nuvem híbrida" (isto é, quando uma empresa utiliza seus próprios data centers e serviços de nuvem pública como Azure, Google Cloud ou AWS), a Amazon tem ignorado este mercado.

Já para a VMware, que domina o mercado de nuvem privada com a oferta de uma infraestrutura de data center própria, mas não possui um serviço de nuvem pública, a parceria vai dar seus clientes a opção de ter uma nuvem híbrida, por meio de uma única oferta.

Deixe seu comentário