Publicidade
Início Blogueria AVAC-R deve romper barreira do investimento inicial para avançar rumo à indústria...

AVAC-R deve romper barreira do investimento inicial para avançar rumo à indústria 4.0

0
Publicidade

O ditado é um pouco antigo, mas ainda resume bem o pensamento dos setores responsáveis por investimentos nas empresas. Após verem várias bolhas crescerem e estourarem espalhando um rastro de prejuízos, quando se fala em aplicar recursos em novidades ligadas aos conceitos de indústria 4.0, muitos se lembram de suas mães ou avós falando: “Gato escaldado sente medo de água fria”. Principalmente quando o país passa por um momento de instabilidade econômica é natural que este cuidado ganhe relevância.

Por outro lado, também existe consenso de que não é possível promover inovação de verdade sem correr alguma margem de risco.

Considerando essa aparente ambiguidade do momento, o fato é que ainda há um grande percurso pela frente até que a prática da Industria 4.0 e ferramentas como a Internet das Coisa (IoT) estejam bem assimilados no setor de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração).

Para mudar este panorama alguns paradigmas deverão ser quebrados a começar pelas avaliações dos projetos.

É urgente que as decisões não fiquem mais restritas somente à perspectiva do investimento inicial. A opção pelo sim ou não relacionada ao investimento em um projeto precisa ser tomada estabelecendo um peso bem maior principalmente à relação ‘payback’ x ‘vantagens operacionais’.

A adoção destas novas tecnologias de periféricos e coisas conectadas deve assumir um papel muito mais relevante porque a conexão entre elas cria um rico banco de dados, que por meio de plataformas de monitoramento e relatórios, pode se transformar em uma poderosa ferramenta para tomada de decisões assertivas. É possível, por exemplo, usar as informações coletadas em ações preditivas, baseadas em históricos, estatísticas ou experiências adquiridas.

Na maioria dos casos, mais de 60% dos custos com energia de um prédio está ligado ao gasto com iluminação e ar condicionado. Desta forma, é fácil perceber que ter um sistema inteligente que permita monitorar os edifícios corporativos e desligar as luzes ou climatização quando estiverem desocupados trará, além da eficiência energética, uma redução considerável de gastos.

O receio de mergulhar profundamente nas águas da Industria 4.0 tem permitido que, por enquanto, haja apenas pequenos “cases” de telemetria de insumos, como: água, energia e gás; assim como a medição de temperatura e vazão de água para HVAC, todos convergindo ainda numa simples medição e em alguns casos tarifação, mas sem a conexão numa plataforma gerencial com o intuito de “receber e enviar” comandos baseados em Big Data, BI e muito menos Machine Learning, o que seria o ciclo completo de transformação digital.

Desta forma, deixamos de transformar as informações em inteligência de negócio e perdemos a oportunidade de criar instalações e sistemas tecnológicos altamente automatizados, capazes de interagirem entre si.

Se aprofundarmos a avaliação dos projetos para um nível além do tradicional ‘quanto vou gastar inicialmente’, será possível enxergar as vantagens da relação direta entre a entrada de dados e a transformação deles em sabedoria.

Este ciclo cria as condições ideais para o Business Intelligence, que permite a mágica de transformar o que era visto somente como custo, ou um mal necessário, em investimento que retorna em forma de economia de insumos e geração de novas oportunidades de negócios.

Não deixe que o medo de perder tire sua vontade de ganhar.

Igor Nakamura, diretor da Viridi Technologies.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile