74% das empresas planejam investir em impressão 3D em 2021, diz estudo

0

O uso comercial e industrial da impressão 3D deve seguir crescendo em ritmo acelerado. É o que revela o Relatório de Tendências de Impressão 3D, publicado pela MakerBot, subsidiária da Stratasys Ltd. Segundo o estudo global, incluindo o Brasil, três quartos (74%) dos entrevistados planejam investir em tecnologia de impressão 3D em 2021, com 50% deles planejando gastar até US$ 100.000 no próximo ano.

O estudo mostra que, enquanto a COVID-19 impactou os negócios de quase 70% dos entrevistados, mais da metade deles (56%) afirma que a pandemia não afetou o planos de investimento em impressão 3D. Na verdade, explica Goshen, quando os entrevistados foram questionados sobre quais eram seus projetos de investimento para o próximo ano, 74% afirmaram que ainda tinham planos de investir na impressão 3D.

A pesquisa indica uma confiança crescente na capacidade da impressão 3D de transformar as operações nos mais diversos negócios e outras descobertas foram feitas. A possibilidade de personalização da produção, por exemplo, é o principal motivo pelo qual os entrevistados usam a impressão 3D atualmente.

O relatório mostra ainda que mais de dois terços dos entrevistados (68%) afirmam que a possibilidade de criar peças de produção personalizadas de baixo a médio volume é um diferencial, enquanto outros 57% escolhem a impressão 3D pela possibilidade de imprimir geometrias complexas.

No entanto, a impressão 3D continua a desempenhar um papel muito maior nas fases de pesquisa e design. Modelagem de conceito (70%), protótipos funcionais (66%) e pesquisa e desenvolvimento (44%) foram as principais aplicações apontadas pelos entrevistados.

A qualidade de impressão e o desempenho da impressora são determinantes na escolha de uma impressora 3D. Para os entrevistados, uma impressora só vale a pena se as peças que ela imprime forem de boa qualidade. Os profissionais afirmam que a precisão dimensional (61%) e a confiabilidade (65%) são os principais fatores que influenciam na seleção de impressoras 3D.

Embora haja uma variedade de tecnologias de impressão 3D, o relatório destaca que as impressoras FDM® 3D ainda são as mais usadas. A maioria dos entrevistados (77%) usa impressoras FDM/FFF 3D, ante 27% dos utilizam a tecnologia SLA. Quanto aos materiais mais usados, os plásticos (93%) e resinas (25%) foram os principais.

O Relatório de Tendências de Impressão 3D da MakerBot mostra também que os custos e a experiência técnica ainda são as principais barreiras à implementação da impressão 3D. Dentre os entrevistados, 53% afirmam que a falta de orçamento os impede de utilizar totalmente a impressão 3D, enquanto 29% citam a carência de conhecimento técnico como um limitador.

Os entrevistados esperam que a tecnologia, os materiais e os aplicativos desenvolvam-se ainda mais nos próximos 3 a 5 anos. Além disso, 61% dos profissionais esperam que novos materiais surjam, enquanto 58% apostam na diminuição do custo da tecnologia como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.