Estudo revela como a Covid-19 está acelerando a transformação digital

1

O Global Interconnection Index (GXI), estudo de mercado global publicado anualmente pela Equinix, mostra que a pandemia de Covid-19 já mudou drasticamente os planos das empresas com relação a iniciativas de infraestrutura digital para os próximos três anos. A América Latina é a região que registrará o maior crescimento da velocidade de interconexão (conectividade privada para a transferência de dados entre organizações), alcançando uma taxa composta de 50% entre 2019 e 2023.

Entre os 11 setores incluídos no estudo, destaca-se o de conteúdo e mídia digital, com aumento previsto de 62% no período na América Latina. Esta é a maior taxa de crescimento de todos os setores, em todas as regiões pesquisadas no GXI. Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro e São Paulo devem ser as principais áreas metropolitanas responsáveis pelo crescimento.

Já a velocidade de interconexão global alcançará uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 45% de 2019 a 2023. A capacidade dessa conectividade é equivalente a 64 zetabytes de troca de dados — suficiente para cada ser humano no planeta (7,8 bilhões) transmitir sua sequência completa de DNA em uma hora.

Os provedores de serviços digitais — em áreas como telecomunicações, serviços de cloud e TI, conteúdo e mídia digital e provedores de tecnologia — devem aumentar em cinco vezes a velocidade de interconexão até 2023, impulsionados pela pressão das empresas por menos lacunas digitais na edge. A tendência acompanha as expansões e o suporte que as empresas oferecem para interações em tempo real ao interconectar estrategicamente fluxos de trabalho mais próximos e entre pessoas, coisas, locais, clouds e dados.

"Como serviços interconectados, provedores de cloud, cloud distribuída, serviços de edge e SaaS continuam a proliferar, a razão para permanecer apenas em uma topologia de data center tradicional terá vantagens limitadas. Esta não é uma mudança rápida, mas uma mudança evolutiva, pensando em como entregamos serviços aos nossos clientes e ao negócio. Esta tendência, juntamente com a nova realidade de que fatores externos podem limitar o acesso físico ao data center (como quarentenas), está impulsionando uma nova maneira de pensar no planejamento de infraestrutura", escreveram os analistas do Gartner1 David Cappuccio (Distinguished VP Analyst) e Henrique Cecci (Senior Director Analyst).

"Os líderes digitais precisam se preparar para a recuperação pós-pandemia, planejando e implementando as iniciativas de transformação digital certas agora", avalia Claire Macland, Senior Vice President of Marketing da Equinix. "Quem tiver uma infraestrutura básica que ajude a reunir todos os lugares, parceiros e possibilidades certos, ganhará uma vantagem corporativa no longo prazo."

De acordo com o GXI, houve uma mudança no padrão de adoção digital. Hoje, os provedores de serviços estimam responder por quase o dobro da velocidade de interconexão (10.284 Tbps até 2023) em relação às grandes corporações. No entanto, a previsão é que grande parte dessa demanda por provedores de serviços seja em resposta às empresas que passaram a priorizar sua transformação digital como forma de se prepararem para a recuperação pós-pandemia.

O relatório também prevê que as empresas dotadas de infraestrutura digital ganharão mais vantagem competitiva e continuarão liderando o crescimento dos negócios, enquanto aquelas que não tiverem vão encontrar dificuldades e dependerão dos provedores de serviços para transformar seus modelos de negócios.

Negócios tradicionais migram cargas de trabalho para a edge

Os negócios tradicionais, em setores como bancos e seguros, manufatura e serviços profissionais e comerciais, representarão um total combinado de 30% da velocidade de interconexão global até 2023, de acordo com o GXI. Trata-se de uma resposta à necessidade crescente de migrar cargas de trabalho para a digital edge e expandir a infraestrutura de TI central ao mesmo tempo. Estima-se que, até 2023, essas empresas tradicionais atinjam um pico de crescimento de velocidade de interconexão de 50% ao ano.

Os setores de saúde e ciências da vida, governo e educação deverão liderar as empresas tradicionais com relação ao crescimento da interconexão, uma vez que as iniciativas públicas e privadas em inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) devem gerar uma CAGR combinada de 47% na velocidade de interconexão entre 2019 e 2023.

Organizações estão se beneficiando com o "efeito de rede"

As organizações estão aumentando sua vantagem digital por estarem presentes em locais com mais usuários, maior número de provedores e atividades mais densas — comportamento conhecido como "efeito de rede". De acordo com a IDC, até 2025, 80% dos líderes digitais poderão sentir os efeitos da conexão com vários ecossistemas, incluindo incremento do valor para os clientes finais.2

A necessidade da troca de aplicações em ecossistemas digitais para apoiar o engajamento em tempo real é essencial e cria um efeito de rede para os negócios. O GXI Vol. 4 prevê que a conectividade entre provedores de serviços, operadoras de telecom e provedores de serviços de cloud e TI serão as duas principais fontes de Interconexão de ecossistema, com uma previsão de CAGR combinada de 49% entre 2019 e 2023.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.