Publicidade
Início Notícias Inovação MPRJ abre inscrições para programa de inovação aberta

MPRJ abre inscrições para programa de inovação aberta

0
Publicidade

O Impacta, programa de inovação aberta desenhado pelo Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ), e executado com o apoio da Semente Negócios, irá selecionar negócios de todo Brasil que tenham soluções inovadoras para a resolução de nove desafios mapeados pela Instituição. As inscrições vão até o dia 19 de outubro 
 
O objetivo do programa é aperfeiçoar a atuação do MPRJ por meio da junção de esforços possibilitada pela inovação aberta. Os participantes contarão com treinamentos personalizados para o desenvolvimento de sistemas e negócios, mentoria por procuradores, promotores e servidores do MPRJ, e acesso seguro aos dados necessários para que as soluções sejam desenvolvidas. Ao final do Impacta, o MPRJ selecionará quais soluções serão implementadas pela Instituição. 
 
O programa está dividido em dois módulos. No primeiro, de incubação, grupos com ideias inovadoras e disposição para empreender serão selecionados para desenvolver, no prazo do programa, produtos minimamente viáveis (PMV) relacionados a três desafios “tiros na lua”. São 10 vagas para equipes dispostas a buscar soluções para o aperfeiçoamento do combate às milícias, para a criação de métodos mais eficientes de identificação de transações patrimoniais suspeitas e para o aprimoramento do controle externo da atividade policial. 
 
O segundo, de aceleração, busca startups que possam desenvolver soluções para outros seis desafios: a integração de dados para investigações, a identificação de questões jurídicas repetitivas em processos judiciais e procedimentos investigativos, a automatização de providências simples, a localização de pessoas com mandados de prisão em aberto, o acompanhamento da execução de recursos legalmente vinculados e o gerenciamento de projetos de forma mais colaborativa e padronizada. Serão escolhidos 12 negócios em fase de desenvolvimento ou comercialização em escala – mesmo que tenham soluções que exijam adaptação. As equipes selecionadas na incubação também poderão seguir para a aceleração, a critério do MPRJ. 
 
“Os programas de inovação aberta possuem um diferencial promissor. Por meio deles, organizações podem investir na definição precisa dos problemas que pretendem resolver e criam condições para as empresas construírem as melhores propostas. Esse diferencial pode ser ainda mais promissor quando aplicado aos desafios do setor público”, explica Breno Gouvêa, Gerente do Inova_MPRJ. 
 
Para se inscrever, basta acessar https://www.mprj.mp.br/inova/impacta/ até o dia 19 de outubro. Os selecionados serão anunciados em 29 de outubro (incubação) e 19 de novembro (aceleração). 
 
Desafios de incubação: 
 
1. Combate às milícias: como o Ministério Público pode aperfeiçoar o uso e o cruzamento de dados socioeconômicos e financeiros para identificar a existência, áreas de influência e fontes de receita de milícias? 
 
2. Transações patrimoniais suspeitas: como o Ministério Público pode identificar transações patrimoniais irregulares e operações financeiras suspeitas (envolvendo ou não quebras de sigilo) para instruir suas investigações de forma mais eficiente? 
 
3. Controle externo da atividade policial: como o Ministério Público pode otimizar a comunicação e estimular a produção e o compartilhamento de dados com as polícias, de forma segura e em tempo hábil à realização efetiva do controle externo da atividade policial? 
 
Desafios de aceleração: 
 
4. Integração de dados para investigações: como o Ministério Público pode conectar as diversas bases de dados que possui acesso, de forma segura, com uso intuitivo e mais eficiente para sua atividade investigativa? 
 
5. Sistema de precedentes: como o Ministério Público pode automatizar a identificação de questões jurídicas repetitivas em processos judiciais e procedimentos investigativos em curso para possibilitar a adoção mais eficiente de instrumentos do sistema de precedentes? 
 
6. Automatização de providências simples: como o Ministério Público pode automatizar a adoção de providências em casos simples e de menor complexidade realizadas em seus procedimentos para aumentar a efetividade de sua atuação? 
 
7. Mandados de prisão: como o Ministério Público pode aprimorar os mecanismos de localização de pessoas com mandados de prisão em aberto para conferir maior efetividade às suas investigações e às decisões judiciais? 
 
8. Recursos legalmente vinculados: como o Ministério Público pode ser mais eficiente no acompanhamento da execução de recursos legalmente vinculados para permitir ações de controle preventivas e corretivas? 
 
9. Gestão de projetos: como o Ministério Público pode gerenciar projetos de forma mais colaborativa e padronizada para garantir conformidade com seu planejamento estratégico e evitar sobreposições? 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile