Publicidade
Início Gestão Cloud Preocupação com segurança é real, mas não inibe planos de migração para...

Preocupação com segurança é real, mas não inibe planos de migração para a cloud

0
Publicidade

A Equinix constatou, em uma comparação anual, aumento significativo no número de negócios que planejam migrar aplicações essenciais para a cloud, apesar das preocupações com a segurança cibernética.

A necessidade de manter a competitividade e atender às exigências crescentes dos usuários gerou um salto de 15% para 37% no número de empresas globais que afirmam planejar migrar para a cloud aplicações essenciais para seus negócios em 2020-21, em comparação com o ano anterior. No Brasil, o percentual é ainda maior: 54%, ante 27% detectados na pesquisa 2019-20.

Com infraestruturas digitais cada vez mais robustas, estima-se que, visando a garantir o sucesso futuro, quase metade (47%) da infraestrutura de TI utilizada pelos líderes do setor em todo o mundo esteja, atualmente, na cloud, apesar das preocupações constantes com a segurança cibernética. Tais descobertas vêm do estudo global anual da Equinix sobre as opiniões de 2.600 tomadores de decisão de TI nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, o Global Tech Trends Survey 2020-21 (GTTS).

Desde a eclosão da pandemia global de COVID-19, o risco de ataques cibernéticos aumentou muito na digital edge. Crimes cibernéticos custam à economia mundial mais de USD 1 trilhão, com custo médio para as organizações estimado em mais de meio milhão de dólares por incidente. O risco foi agravado pelo grande número de empresas que rapidamente deslocam a capacidade de rede para atender ao aumento dos volumes de tráfego remoto de dados dos funcionários. Isso levou a um aumento na migração para a cloud e ampla implementação de infraestrutura digital baseada em cloud como parte de uma estratégia de infraestrutura híbrida.

Equilibrando segurança cibernética com a adoção da cloud

“Mudanças nos centros populacionais, o aumento da ocorrência de ataques cibernéticos, volumes de dados em rápida expansão e necessidades de conformidade, a criação de ecossistemas de negócios e a transformação para negócios digitais têm impulsionado a demanda por uma nova abordagem para a infraestrutura digital. Essas forças de mercado estão levando os líderes de TI a considerarem as melhores estratégias e priorizarem os investimentos em todo o núcleo digital, edge e troca de dados”, afirma Jennifer Cooke, diretora de Pesquisa em Estratégias de Edge da IDC.

O GTTS constatou que 81% dos entrevistados no Brasil acreditam que a migração para a cloud é uma prioridade, enquanto a média global foi de 70%. Esse movimento não acontece de forma suave, com a ameaça de vazamentos de dados/ataques cibernéticos como resultado da adoção mais ampla da cloud sendo percebida como um dos maiores desafios às organizações em todas as três regiões: 52% nas Américas, 50% na Ásia-Pacífico e 45% na EMEA.

Tais preocupações têm fundamento. O Global Interconnection Index (GXI) Volume 4, estudo de mercado publicado pela Equinix, revelou um crescimento no número de dispositivos de usuário e recursos de cloud, o que significa que as organizações devem estar cientes dos riscos de segurança distribuídos, como ataques DDoS, que cresceram mais de 270% na comparação anual.

“A transformação digital é essencial para a sobrevivência dos negócios. As organizações estão se tornando empresas de software e a pandemia acelerou a necessidade da transformação digital. De fato, os resultados da pesquisa 2021 Gartner® Board of Directors Survey* apontam que 69% dos Boards aceleraram suas iniciativas de negócios digitais após a COVID-19”, relata Michael Montoya, diretor de Segurança da Informação da Equinix. ““Migrar para a cloud está no centro dessa transformação. No entanto, como mostra o GTTS, muitos líderes digitais continuam inquietos com essa migração, com os tomadores de decisão de TI destacando os temores em torno do aumento de vazamentos de dados e violações de segurança. A Equinix oferece uma plataforma robusta e interconectada, que permite a troca direta e segura de dados entre empresas. O Equinix Fabric permite conectividade com ecossistemas de negócios digitais globais e uma variedade de provedores de serviços em cloud. Como diretor de Segurança da Informação, tenho a garantia de que minhas implantações em cloud evitam a internet pública e os riscos cibernéticos associados”.

Stacy Hayes, co-fundadora e vice-presidente executiva da Assured Data Protection, acrescenta: “A Equinix e o Equinix Fabric nos permitiram entregar nossos Serviços de Cloud Rubrik em uma plataforma de interconexão rápida, escalável e segura, com acesso a múltiplas clouds hiperescala, o que não só protegerá os dados de nossos clientes hoje, mas também lhes dará muito mais valor sobre seus dados no futuro.”

Outros achados interessantes da Global Tech Trends Survey incluem:

• 80% dos tomadores de decisão de TI afirmaram que digitalizar sua infraestrutura de TI é uma prioridade, com 76% trabalhando para melhorar a experiência do usuário. No Brasil, estes números chegaram a 91% e 89%, respectivamente.
• Quase metade (48%) dos entrevistados na média global e 56% no Brasil disseram acreditar que a ameaça de vazamentos de dados e ataques cibernéticos como resultado da migração para a cloud é um dos maiores desafios em todo o mundo.
• 81% dos líderes digitais disseram que estão priorizando a melhoria da segurança cibernética de suas organizações – um aumento significativo em relação aos 70% da edição 2019-20 da pesquisa. No Brasil, o percentual alcançou 90%.

CYBERSECURITY FORUM

Acontece dias 27 e 28 de outubro da 1ª edição do Cybersecurity Forum, promovido pela TI Inside.  Os painéis vão abordar: Os desafios da segurança para a transformação digital; como garantir o acesso seguro; como gerenciar as aplicações seguras na nuvem; Continuidade de negócios – Governança, Riscos e LGPD; Inteligência Artificial em Segurança Cibernética.

Mais informações e inscrições no site www.cybersecurityforum.com.br ou pelo telefone /whatsapp 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile