Google pode pagar multa de mil euros por dia se não remover links para artigo difamatório na França

0

A subsidiária francesa do Google foi condenada a pagar multa diária de 1 mil euros caso não remova links para um artigo difamatório em toda rede global do gigante das buscas. A sentença do Tribunal de Grande Instância de Paris se baseia no chamado "direito de ser esquecido", o qual determina que mecanismos de buscas apaguem dos resultados de buscas links para informações pessoais de usuários, quando os mesmos solicitarem. A informação é do jornal britânico The Guardian.

Dan Shefet, um advogado dinamarquês que trabalha na França, foi quem mouveu a ação mais recente contra o Google. Segundo ele, sua empresa havia sido alvo de uma "campanha de difamação", organizada através de blogs e sites por um indivíduo que não pode ser rastreado.

A sentença francesa, proferida em setembro, segue a decisão do Tribunal de Justiça Europeu (ECJ, na sigla em inglês), em maio, em resposta a processo aberto em 2011 pelo espanhol Mario Costeja González. No caso, Gonzalez conseguiu que o Google removesse os links de um antigo artigo no jornal espanhol La Vanguardia, o qual mencionava que a casa do espanhol estava sendo leiloada para o pagamento de dívidas.

Em resposta, o Google disse que está considerando suas opções e que já remove links para artigos difamatórios online, cumprindo suas obrigações legais com os cidadãos franceses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.