Publicidade
Início Inovação Startup Empreendedor cria plataforma de crédito para empresas

Empreendedor cria plataforma de crédito para empresas

1
Publicidade

Empresas que buscam captação no mercado de crédito nem sempre têm facilidades para encontrar um financiador disposto a liberar o recurso. Características específicas da companhia, como setor de atuação, indicadores financeiros e operacionais, além do tipo de crédito almejado, podem tornar a operação ainda mais difícil de concluir.

Observando essa dificuldade e para facilitar a intermediação de empresas que procuram crédito para se financiar, a startup F(x)  criou uma plataforma que se assemelha com o famoso aplicativo de paquera Tinder. A plataforma foi lançada no início de 2015 e em meados do ano se associou ao grupo eGenius Founders. A holding é especialista em empresas de tecnologia e fez investimento na plataforma de busca de crédito. O objetivo é dar o suporte necessário para se consolidar no mercado nacional.

Funciona da seguinte forma: os bancos se cadastram no site e colocam informações sobre o tipo de crédito que estão dispostos a conceder. As empresas, por sua vez, criam um perfil com informações sobre o negócio, o setor em que atuam e o tipo de crédito que procuram. A partir dai, entra um algoritmo elaborado pela startup que cruza  os dados de quem concede e de quem toma crédito e identifica. Aqueles com maior semelhança entre si dão o “match”. Quando isso acontece, as partes são notificadas com informações detalhadas.

O empreendedor por trás da ideia foi o ex-sócio da gestora Hedging Griffo – hoje do Credit Suisse -, o financista Dan Cohen. A ideia nasceu após ele deixar a Griffo e ter tido uma experiência em um hedge fund, nos EUA, e no banco Pine. “As empresas brasileiras são muito mal atendidas quando o assunto é crédito”, afirma Cohen, que sempre trabalhou nesse segmento, desde a estruturação até a análise de crédito.

Além disso, a plataforma permite que profissionais autônomos possam utilizar a tecnologia para aumentar o acesso dos seus clientes à fundos e instituições financeiras. Hoje existem mais de 40 consultores cadastrados que recebem parte da taxa de sucesso das operações concluídas.

Nem todos, porém, podem requisitar acesso. Para entrar na plataforma, a empresa precisa ter receita mínima anual de R$ 30 milhões e também comprovar equilíbrio das contas. Um algoritmo desenvolvido pela F(x) estima o rating dos candidatos. Para os bancos e instituições não há custo para cadastro na plataforma. As empresas, por sua vez, pagam uma taxa de sucesso quando encontram um financiador. “A proposta de automação com inteligência artificial e aplicação de algoritmos em um mercado bastante arcaico é arrojada para o setor e chama a atenção”, afirma Eduardo Küpper, sócio da eGenius Founders e agora cofundador da F(x).

Após a aproximação feita pela F(x), as negociações e transações financeiras acontecem diretamente entre as partes. As fontes de receita da plataforma vem da contratação da solução pela empresa interessada em tomar o crédito e o pagamento de uma taxa de sucesso, no caso de um empréstimo ser bem sucedido. 100% dos ‘matches’ auferidos dentro da F(x) foram bem sucedidos desde o início da operação.

As exigências e características dos financiadores participantes na plataforma F(x) podem variar. Fatores como taxa de juros e prazos, além de carências, setores de preferência e valores mínimos para o crédito, são variados. A F(x) conta com 50 perfis de crédito na plataforma, entre bancos de pequeno e médio porte e fundos de private equity. De acordo com Cohen, cerca de R$ 100 milhões em propostas de crédito estão disponíveis para serem liberados dentro da plataforma.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile