Planejar, gerir e rezar: dois erros comuns em projetos de mobilidade

0

Há algumas semanas, fui convidado pelo amigo Claudiney Santos, da Converge Comunicações, a fazer uma palestra no Forum Mobile+. Foi um papo de meia hora bem interessante para uma audiência de cerca de cem pessoas e quero, por aqui, compartilhar parte do que foi discutido lá.

O tema de minha fala foi: "Planejar, gerir e rezar: por que, mesmo com um bom plano, alguns projetos de mobilidade corporativa dão errado". Listei os oito erros mais comuns relacionados ao tema – os quais pretendo abordar em uma iniciativa mais interativa, como um webinar, por exemplo, nos próximos meses – e como evitá-los. Neste espaço, quero falar especificamente sobre dois.

O primeiro deles é escolher o modelo do smartphone ou tablet somente com base no preço. Essa postura é um tiro no pé: não, Android não é tudo igual e escolher um equipamento sem software ou hardware que atendam às especificações do projeto é jogar dinheiro fora. A definição das especificações mínimas do hardware deve ser feita no início do projeto pela TI e, a escolha dos aparelhos, baseada na capacidade de entrega.

Outro equívoco, muito comum, é não escalonar: montar projetos ótimos e muito bem elaborados, mas que atendam, somente, a uma necessidade imediata e que não estejam preparados para expansão a outras áreas ou ampliação de suas funcionalidades. O mundo está se tornando móvel e é preciso ter aplicações altamente flexíveis e que estejam preparadas para o futuro. Para evitar essa situação, invista mais tempo no planejamento, faça perguntas às áreas que vão utilizar o aplicativo, aprofunde-se sobre a perspectiva de crescimento da companhia para entender quais outros processos, tarefas e até funções de outros departamentos poderão ser integrados à proposta inicial.

Apesar de já haver muitos projetos no Brasil, é preciso ter em mente que mobilidade ainda é um conceito novo, que até pouco tempo atrás não existia, e que é preciso um aculturamento do mercado. É exatamente pela falta de alguns conhecimentos mais específicos que, apesar de possuírem um bom plano, alguns projetos de mobilidade simplesmente dão errado. 

Vinícius Boemeke, sócio-fundador da MDM Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.