Publicidade
Início Comunicações Mobile Site de buscas Yandex faz queixa formal contra o Google à UE

Site de buscas Yandex faz queixa formal contra o Google à UE

0
Publicidade

O Yandex, maior buscador online da Rússia, disse sexta-feira, 13, que pediu à Comissão Europeia que investigue práticas do Google em relação ao sistema operacional Android na União Europeia.

A nova reclamação do site de buscas, que recentemente obteve uma vitória antitruste sobre o Google na Rússia, pode fortalecer o pedido do Parlamento Europeu, que aprovou em novembro do ano passado, uma resolução em que propunha a desvinculação das ferramentas de buscas de outros serviços de internet oferecidos por uma mesma empresa, inclusive as buscas por meio de dispositivos móveis que utilizam o Android.

Em abril, o Yandex solicitou à Comissão Europeia que investigasse o que diz serem práticas anticompetitivas do Google. O grupo russo também fez queixas semelhantes contra a Microsoft, apoiado pelo lobby do grupo FairSearch, do bloqueador de cookies Disconnect e da loja independente de aplicativos Aptoide.

“Nós pensamos que a conclusão da Rússia [em relação ao Google] de abuso de posição dominante é instrutiva, e é uma posição que pode ser facilmente adotada em outras jurisdições, incluindo a União Europeia”, disse o Yandex em um comunicado nesta sexta-feira.

A agência russa de defesa da concorrência entendeu em setembro que o Google havia infringido a lei por requerer a pré-instalação de seu aplicativo de busca em aparelhos móveis que adotam o Android.

O Google planeja apelar da decisão russa, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto. A Comissão Europeia recebeu queixas relacionadas ao Android, que serão avaliadas no âmbito da investigação em curso, disse o porta-voz do órgão, Ricardo Cardoso, à Bloomberg.

“Os fabricantes de dispositivos estão livres para usar Android com ou sem aplicações e os usuários do Google têm total liberdade para usar aplicativos rivais”, disse Al Verney, porta-voz do Google.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile