Publicidade
Início Notícias Inovação Brasil tem mais de 190 startups para a área de marketing, diz...

Brasil tem mais de 190 startups para a área de marketing, diz pesquisa

0
Publicidade

No Brasil, existem atualmente 194 startups com soluções para a área de Marketing, sendo que 14% delas estão na categoria de atendimento, conectores e produtividade, seguido por conteúdos interativos, que representam 11%, também com 11% estão social e comunicação. Em seguida aparecem: analytics, data e performance; ferramentas de comunicação e fidelidade do cliente, ambas com 9%. As categorias com menor número de startups são: gestão e geração de conteúdo e CRM e customer success, com 6%. Por último ficam: vendas e geração de leads (5%).

Os números são do estudo Liga Insights MarTechs, que analisou um banco de dados com mais de 11 mil startups no país. O levantamento ainda contou com entrevistas de especialistas de grandes empresas, como Uber, Centauro, Mercado Pago, Magazine Luiza, Pipedrive e XP Investimentos.

Conhecidas como MarTechs, estas startups auxiliam na criação e execução de estratégias e conteúdos nas áreas de marketing, além de ajudarem também no gerenciamento de grandes times, focando em produtividade e performance das equipes.

Marketing 4.0 é tendência

De acordo com o Liga Insights MarTechs, o principal conceito do Marketing 4.0 é pensar na jornada e experiência de compra do consumidor, para isso os profissionais de marketing estão usando o chamado Marketing Ominichannel – que conecta e integra canais. Segundo Raphael Augusto, as empresas precisam estar preparadas para atender os consumidores de forma integrada entre os canais online e offline. “Um exemplo simples é o varejista permitir que o cliente compre na loja virtual e retire na física”, comenta.

Uma pesquisa realizada pela NapcoResearch, mostra que 74% das empresas entrevistadas afirmaram considerar importante que seus clientes tivessem uma experiência coesa e integrada com a marca. Ainda segundo o levantamento, as áreas que dão mais importância a essa nova tendência são as indústrias Farmacêuticas e Saúde (82%), Viagem e Hospitalidade (82%), Tecnologia da Informação (81%) e Serviços Financeiros e Seguros (80%).

Uma startup brasileira que está inovando no marketing ominichannel é a FlowSense, focada em inteligência e engajamento geolocalizado para apps. Por meio de suas aplicações e soluções, as empresas podem explorar os dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-lo em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.

Conhecendo o consumidor

De acordo com previsões da Gartner, até 2020 clientes com más experiências poderão destruir até 30% dos projetos digitais das empresas. Para a Consultoria, é muito importante que as marcas estejam focadas no consumidor.

A Refinaria de Dados ajuda marcas a fazerem isso de maneira mais assertiva. A startups coleta, processa e analisa “pegadas” digitais com o objetivo de conectar a empresa com seu consumidor. Por meio de inteligência artificial a tecnologia transforma os “rastros” digitais em informações relevantes para o consumidor e para a marca. A Refinaria de Dados possui aplicações para gestão de risco, marketing, people analytics e análise de audiência.

Das 194 startups mapeadas pelo levantamento, 42% estão na cidade de São Paulo, seguido por Florianópolis com 8% e Belo Horizonte, com 7%. Seguindo a lista estão: Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Já as cidades de Campinas, São José dos Campos, Recife, Londrina e Goiânia ficam com 2% cada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile