MD2 desafia as rotas tradicionais e soluções de tecnologia na área da saúde para gestão do ciclo de receitas

0

Branded content- É fato que os hospitais e prestadores de serviços na área da saúde enfrentam problemas sérios em relação a gestão de contas médicas que afetam seu fluxo de caixa, seja por postergações de pagamentos ou efetiva recusa (glosa). Isso se dá porque o volume de dados das contas é gigantesco, estão submetidos a regramentos comerciais qualificatórios técnicos, administrativos e temporais, somados a dissincronia de evidências e registros da real assistência prestada ao paciente.  O Tempo, a qualidade de dados e a regras volumosas e diversificadas são ofensores seríssimos.

A MD2 é reconhecida por sua capacidade e entrega de programas de robustos de gestão de dados que envolve modelagem, integração, interoperabilidade, qualidade, governança e privacidade de dados, atuando fortemente em diversos segmentos de indústria e na área da saúde acumula casos de sucesso, encapsulando tecnologias modernas em suas soluções de negócio como MDM Business Layer para gestão de dados de pacientes, clientes, ou colaboradores, incluindo soluções de privacidade de dados. A MD2 somou esforços e experiencia no campo dos dados com especialistas na área de faturamento hospitalar com grande conhecimento dos fluxos e estratégias de cobranças e traz um impulsionador relevante para qualquer hospital melhorar efetivamente sua gestão no ciclo da receita objetivando a geração de caixa.

Projeto HAWK | Booster para gestão efetiva do ciclo de receita.

Diversos players se destacam atuando na oferta de sistemas HIS e componentes pontuais de gestão do ciclo de receita que oferecem uma boa integração de dados e módulos para gestão financeira e administrativa, ainda que dependam da customização para adaptabilidade completa em diferentes cenários de faturamento. Outros são conhecidos pela completude e abrangência nos processos clínicos, administrativos e financeiros, integrando-se bem com sistemas de faturamento, mas as limitações em termos de flexibilidade podem comprometer o atendimento de alguns fluxos financeiros mais complexos.

A MD2 com o projeto HAWK se diferencia pela nossa experiência em gestão de dados, integração com HIS, nossos componentes flexíveis, objetivos e seguros de inteligência artificial para verificação de elegibilidade e prevenção de recusas de pagamentos e otimização de ações de postagens de contas. "O MD2 Hawk vai se tornar uma escolha indispensável para hospitais que buscam soluções avançadas e práticas para otimizar o faturamento e aumentar a eficiência do ciclo de receita."

Na prática implantamos um modelo de dados semântico, integrado com qualquer HIS, que comtempla todas as informações necessárias para uma efetiva visibilidade sobre os requisitos de dados e regras de negócios que analisam a elegibilidade das contas médicas para postagem (submissão) para pagamento junto as operadoras de saúde. Aplicamos componentes tecnológicos e metodologia que é capaz de coletar as informações dos HIS em tempo real e em lotes, aplicar as regras de elegibilidade e prover alertas, relatórios e painéis com indicadores relevantes para ações imediatas ou programadas para priorização das ações.

A sincronização dos atos assistênciais, técnicos e administrativos muitas vezes se perde devido a complexa dinâmica da natureza do atendimento hospitalar, assim, o tempo passa e as contas médicas e seus itens que as compõe, frequentemente ganham um distanciamento no que tange ao que foi realizado versus ao que efetivamente autorizado ou pré-autorizado pelo contrato que rege a relação entre o hospital e o convenio médico.

Utilizando Inteligência artificial generativa, de forma objetiva, segura, sem exposição de dados dos hospitais aos modelos LLM, mas sim baseado em metadados e buscas inteligentes de dados, o projeto MD2 HAWK oferece governança, agilidade para formalização e aplicação das regras provenientes das áreas de negócio, e regras pré-definidas nos acordos comerciais, regras temporais de postagem como aceleradores de validações de qualidade de dados. Isso significa que a dependência de codificadores de programas ou processos de TI é extremamente reduzido pois as regras são definidas com linguagem natural, posteriormente padronizadas como pseudocódigos e finalmente são implementadas na esteira de coleta, validação e marcações de elegibilidade.

Marcio Guerra

Não se trata de mágica ou automatização de todos os cenários, tampouco uma promessa de GLOSA ZERO, o que sabemos ser impossível, mas certamente um approach inteligente, baseado em dados e táticas de análise e técnicas de postagem para maximizar o fluxo financeiro, garantindo o fluxo da Informação e de dados desde a concepção do produto na área comercial até o afluxo financeiro pelos serviços prestados pela fonte pagadora.

"Soluções de mercado para aspectos pontuais como robotizações para validar carteirinhas, acelerar registros de pacientes, transferências de informações para os convênios, conciliações bancárias, envio de xmls e outras funções poderão se integrar ao hub de dados do MD2 HAWK, para coletar informações atualizadas e seguras e é claro retroalimentá-lo com informações relevantes para os envolvidos no ciclo da receita. Uma solução como modelo aberto, sem lock-in que desafia os players e hospitais a efetivamente melhorarem seus processos e fluxo de caixa" Marcio Guerra, diretor de Inovação da MD2 Consultoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.